Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 24 de Setembro de 2006 às 13:17

    Imprimir


O país deve ter o crescimento econômico mais baixo da América Latina nos próximos dois anos, segundo previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI). Para fugir dessa situação, o próximo presidente terá de escolher entre algumas alternativas colocadas pelos economistas.

O economista Gustavo Franco acredita que o próximo presidente precisará de coragem para cortar os gastos públicos. Só assim, o país irá conseguir cortar impostos e juros, afirma o ex-presidente do Banco Central no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Há quem proponha justamente o contrário. "Para crescer, é preciso investimento público”, defende na opinião de Marcos Antônio Cintra, professor do Instituto de Economia da Universidade de Campinas (Unicamp). Ele defende a redução do ajuste fiscal feito pelo governo federal. Atualmente o governo economiza por ano 4,25% do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todas as riquezas da nação. Esse dinheiro sai do orçamento para ser usado no pagamento de juros da dívida.

“Para crescer, é preciso juros menores, mas há a meta de inflação e as taxas altas de juros. Se formos pensar o ideal, teríamos que pensar em mexer nessa equação", afirmou.

"Se a inflação crescer um pouco mais, mas com uma taxa de juros mais baixa, os empresários poderiam sentir o ambiente mais propício à expansão dos gastos", vislumbra. “Sobraria mais dinheiro para o setor público fazer investimentos em infra-estrutura, construir estradas, portos, saneamento, água, esgoto. A construção civil seria dinamizada e arrastaria de novo emprego, renda, pessoas ao trabalho. Isso dinamizaria a economia”.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/273791/visualizar/