Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 23 de Setembro de 2006 às 15:28

    Imprimir


Cerca de mil competidores e 300 embarcações transformarão Cáceres neste domingo, 24, na capital nacional da pesca esportiva.

Para manter o titulo de maior festival de pesca em água doce do mundo, conquistado em 1995, uma equipe de 50 pessoas lideradas pelo Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Sebastião Teles, vem trabalhando exaustivamente há 60 dias.

“Foi cansativo, mas nosso esforço será recompensado neste domingo”, comemora. Uma equipe de 100 voluntários, representantes da sociedade civil organizada, está mobilizada para atuar como fiscais.

Um grande aparato de segurança que envolve Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Marinha e Exército, garante tranqüilidade aos competidores que ainda contam com um serviço de emergência composto de médicos e para-médicos.

“Mas uma vez, a Marinha está colocando um helicóptero de apoio e isso nos da mais tranqüilidade”, diz.

Além dos competidores, a imprensa tem uma estrutura própria para cobertura do evento, segundo informou o jornalista Gonzaga Junior, que responde pela Assessoria Imprensa do Festival. “Os jornalistas dispõem de embarcações e poderão se utilizar do helicóptero para fazer imagens aéreas”, informou.

Como ocorre todos os anos, a organização tem dado atenção especial à imprensa. Este ano cerca 30 veículos estão cobrindo o evento. “Os que nos solicitaram foram, hospedados, alimentados e estão recebendo todo o suporte necessário para a execução do seu trabalho”, explica.

A largada do tornei de pesca motorizada será às 8h no cais da Praça Barão do Rio Branco.

Serão 4 horas de pesca em local a ser revelado no instante da largada.

Milhares de pessoas deverão se aglomerar as margens da baia de Cáceres e do Rio Paraguai para acompanhar o espetáculo da largada.

A premiação dos competidores dos torneios de pesca adulta acontecerá no domingo à noite.

Princesinha do Paraguai

Além do festival, Cáceres tem muito mais a oferecer. Fazendo fronteira com a Bolívia, a cidade é rodeada por morros e localizada às margens do rio Paraguai. Entre seus atrativos, destacam-se: a exuberância das paisagens pantaneiras; o Marco do Jauru, localizado na praça Barão do Rio Branco, onde ficam localizados os principais bares e restaurantes, um símbolo da conquista que definiu fronteiras de domínio entre Portugal e Espanha, no tratado de Madri, em 1750; casarios seculares, por onde se pode caminhar por ruas estreitas e conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil; a dolina calcária Água Milagrosa, situada a 20 km da cidade e considerada um dos melhores lugares de Mato Grosso para mergulho; a Serra da Ponta do Morro, com paredão de 625 metros de altitude, mirante natural e indicado para a prática de caminhadas pesadas; a Reserva Ecológica Taiamã, centro de pesquisa da fauna e flora pantaneira; mini zoológico, com onças, cobras e pássaros; sítios arqueológicos, vitórias-régias e tradicionais fazendas como Jacobina e Descalvados, verdadeiras preciosidades turísticas da região.

Outro atrativo da cidade, rica em lendas, cultura e culinária, é a sede da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, instalada às margens do rio Paraguai, na Chácara Daveron. A chácara pertenceu ao médico patologista americano Alexander Daveron, que chegou ao Brasil na década de 30 e morreu em 1987. É uma espécie de museu que guarda objetos e documentos do ilustre cidadão que escolheu a "Princesinha do Paraguai" como é denominada a cidade, para viver e ser sua eterna morada. O túmulo de Daveron, por um desejo do médico americano, está localizado na própria chácara.

Vários grupos de Folclore despontam na cidade. Entre eles destacam-se os Grupos Chalana, Tradição e Raízes, alguns deles com apresentações em várias partes do Brasil e até no exterior.

Serviços

Como chegar - até Cuiabá, por via aérea ou terrestre. A partir de Cuiabá, são 200 km de estrada asfaltada e bem conservada.

Onde ficar

A cidade oferece várias alternativas entre hotéis, pousadas, chácaras, campings, barcos-hotéis, chalés flutuantes e hotéis fazendas. Na época do festival é bom fazer reservas antecipadas. Não encontrando vagas em hotéis, existe a possibilidade de se hospedar em casas de famílias que se oferecem para abrigar os visitantes. As informações devem ser obtidas na Secretaria de Turismo (65) 3223-5918.

Dicas

Levar na bagagem filtro solar, roupas leves e muita disposição para aproveitar tudo o que a cidade pantaneira tem a oferecer.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/273859/visualizar/