Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 21 de Setembro de 2006 às 20:12
Por: Josiane de Lima

    Imprimir


Como manter a atenção dos alunos durante as atividades em sala de aula? De uma forma criativa e muito engraçada, a resposta para esse questionamento foi apresentada, hoje (21.09), durante uma oficina oferecida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na Feira Sul-Americana do Livro – Literamérica: “Teatro na Educação”.

A oficina foi ministrada por integrantes do grupo teatral “Mosaico”. O grupo, que utiliza uma estrutura mambembe – mais conhecida como teatro de rua – mostrou que é possível montar uma peça teatral com poucos recursos.

Dessa forma, professores da rede estadual de Educação, que procuravam novas alternativas para o processo ensino-aprendizado, puderam observar que usar os métodos da arte cênica durante as aulas, não é caro e nem difícil, e que uma aula diferente atrai mais a atenção dos alunos.

A professora de Educação Física, Jocilene Fontes, destacou que a oficina apresentou métodos que podem resultar em gratificantes retornos na sala de aula. “Os professores podem adaptar uma obra literária, numa linguagem atual e de fácil entendimento. Com isso, podemos trabalhar grandes obras de forma clara, objetiva e atrativa”.

De acordo com a técnica da Seduc e integrante do grupo, Josimar Miranda, a iniciativa estimula o estudante a buscar o conhecimento e promove uma linguagem cultural e diferenciada, o que resulta no aprendizado.

“O nosso objetivo é oferecer aos alunos de escolas públicas maior acesso à cultura. Levar até eles diversidade com uma linguagem fácil, divertida e educativa”, disse Josimar Miranda.

A oficina foi aplicada com base na peça “Romeu e Julieta”, do grupo de teatro Mosaico. Entre o público, além de professores, também participaram alunos do Ensino Fundamental e do Médio, pais, universitários e pessoas portadoras de deficiências especiais.

Os visitantes da Literamérica 2006 poderão conferir e participar das oficinas da Seduc, oferecidas durante sua programação. Nesta sexta-feira (22), serão realizadas oficinas, das 10h às 12h na sala 2 do piso das Águas. Ressaltando que as inscrições podem ser feitas no local.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/274260/visualizar/