Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 21 de Setembro de 2006 às 14:31

    Imprimir


Todos os moradores dos Estados Unidos, com idade entre 13 e 64 anos, deveriam se submeter a exames de rotina para detecção do vírus HIV, causador da aids. A recomendação é de autoridades sanitárias ligadas ao governo.

Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) afirmam que o exame de HIV deveria ser tão comum quanto o exame de sangue para avaliar o nível de colesterol. Cerca de metade dos novos casos de HIV são descobertos quando os médicos tentam diagnosticar alguma outra doença, disseram representantes dos CDC.

"Sabemos que muitas pessoas infectadas com o HIV procuram os serviços de saúde e acabam não fazendo o exame (para detectar o vírus). E muitas pessoas não recebem o diagnóstico até muito tarde na doença, quando já estão doentes com condições relacionadas ao HIV", disse Timothy Mastro, diretor em exercício da divisão de prevenção a HIV/Aids dos CDC.

"Identificando as pessoas mais cedo, por meio de um programa de triagem, daremos a elas acesso a terapias que prolongam a vida, e também ensinaremos como evitar transmitir o HIV para terceiros", disse ele.

O anúncio dos CDC foi saudado por grupos de defesa dos pacientes de HIV e especialistas em saúde pública. Eles disseram que a nova instrução poderá acabar com o estigma que ainda cerca o teste de HIV e levar cerca de 250.000 americanos a receber o tratamento de que precisam.

A instrução dos CDC não tem peso de lei, mas influencia as coberturas dos planos de saúde e a rotina dos médicos.

Alguns médicos prevêem que a recomendação será difícil de implementar, por conta dos custos, do tempo gasto no exame e da revisão do processo para obter o consentimento dos pacientes. Alguns médicos também questionam a necessidade de levar o exame para além dos chamados grupos de risco.

Sob a nova instrução, pacientes farão exame de HIV como parte da bateria comum de exames realizada em todos os serviços de emergência, ou mesmo durante um check-up usual. Mas o exame não seria repetido anualmente: testes anuais serão recomendados apenas para pacientes considerados de alto risco.

Não haveria um formulário específico de consentimento para o exame de aids: ele estaria incluído no formulário geral.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/274335/visualizar/