Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 20 de Setembro de 2006 às 08:39

    Imprimir


O furacão Gordon transformou-se em uma tempestade tropical nesta quarta-feira e passou pelas ilhas Açores, de Portugal, sem causar grandes danos, disseram autoridades meteorológicas.

"O centro do furacão Gordon passou mais ao sul do que havia sido previsto e praticamente não afetou os grupos (de ilhas) oeste e central (dos Açores)", disse o instituto meteorológico português, em um boletim nesta quarta-feira.

Algumas árvores foram arrancadas e houve cortes na eletricidade na ilha de Santa Maria, no leste dos Açores, disseram autoridades.

O furacão está com ventos entre 60 e 75 quilômetros por hora, com rajadas de até 130 quilômetros por hora durante a manhã da quarta-feira, disseram autoridades portuguesas.

Gordon foi classificado na terça-feira pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos como uma tempestade de categoria 1 — na escala Saffir-Simpson, que vai até 5 —, com ventos de 137 quilômetros por hora. Ele perdeu força ao mover-se sobre águas frias.

A temporada de furacões no Atlântico este ano, que começou no dia 1o de junho e dura seis meses, produziu até agora oito tempestades, das quais quatro atingiram força de furacão. A média histórica é de 10 tempestades por ano, das quais seis se tornam furacões.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/274691/visualizar/