Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 19 de Setembro de 2006 às 19:11
Por: Rosane Brandão

    Imprimir


Alunos de 21 escolas públicas do município de Poconé (localizado a 104 km de Cuiabá) participam, nesta terça-feira (19.09), de uma simulação de votação eleitoral na Escola Estadual “Professora Eucaris Nunes da Cunha e Moraes”.

A simulação faz parte do projeto “Urna Fácil, Voto Rápido”, que tem o objetivo de reduzir o tempo de votação no município, integrar a comunidade local no processo eleitoral e ainda preparar os futuros eleitores.

Conforme explica a assessora pedagógica, Luciane Maria de Aquino Nunes, a urna eletrônica ficou durante uma semana em cada uma das escolas participantes. “Os alunos de todas essas escolas, que estão incluídas no projeto, receberam treinamento enquanto a urna esteve na unidade. Agora já é a fase final do projeto, onde todas os alunos estarão reunidos na escola “Eucaris” para a simulação da eleição”, informou a professora.

De acordo com a assessora, das 21 unidades escolares participantes, 10 são Escolas Estaduais e 11 da zona rural (incluindo municipal e estadual).

O projeto, que vem sendo realizado desde o mês de agosto, com alunos de 7 a 22 anos, é desenvolvido pelo cartório da 4ª Zona Eleitoral de Poconé, em parceria com as Secretarias de Educação Estadual (Seduc) e Municipal. A iniciativa partiu da proposta de aumentar o índice de participantes nas eleições, pois estava sendo muito baixo para o número de eleitores existentes no município.

Durante a eleição, os alunos caracterizarão de várias personalidades populares, como por exemplo, Monteiro lobato, Anita Garibaldi, Santos Dumond, Portinari, entre outros. Eles concorrerão a um dos cinco cargos eletivos (deputado federal e estadual, governador, senador e presidente), sendo que poderá concorrer até três candidatos por escola.

Antes do início da eleição, que iniciará às 14 horas e prossegue até as 17 e 30, cada aluno, simulando ser um candidato, apresentará à comunidade escolar seus projetos, explicando porque merece o cargo escolhido. Além dos candidatos e eleitores, os alunos também exercerão os papeis de mesários, delegados e fiscais dos candidatos.

Os estudantes que participaram do evento terão como premiação a participação durante a apuração dos votos, em Poconé, no dia primeiro de outubro.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/274808/visualizar/