Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 19 de Setembro de 2006 às 15:05
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


O secretário de Estado de Saúde (Ses), Augustinho Moro, instituiu no dia 22 de agosto deste ano, o Coral da Saúde do Estado como órgão oficial da Saúde, ligado à Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Humanos. A Portaria de número 182, assinada pelo secretário e publicada no Diário Oficial do dia 23 de agosto, reconhece o coral como sendo um instrumento que contribui para desenvolvimento cultural e a valorização das qualidades artísticas dos trabalhadores da Saúde, bem como prestando relevantes serviços às unidades hospitalares levando a música e a arte regional aos internos e a todos os servidores. A portaria delibera, ainda, que as unidades descentralizadas poderão criar e manter seu próprio grupo de Coral.A orientação abre caminho para outros tipos de manifestações artístico-culturais no setor público.

Para comemorar a edição da Portaria a Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Humanos (SDRH) está preparando o 2º Encontro de Corais da Saúde do Estado, no dia 21 de setembro, no hall de entrada da sede da Ses. O Encontro marca, também, a passagem de dois anos de existência do Coral da Saúde.

Farão apresentações no Encontro, além do Coral da Saúde, os corais descentralizados do Cridac , Cermac-,MT Hemocentro- e do Mt Laboratório, que formaram seu próprio Coral, conforme determinado pela Portaria 182. O convidado de honra do Encontro é o Coral da Creche Maria Eunice, que fica no bairro Paiaguás. A regente do Coral da Saúde, Linda Araújo, disse que o convite procede. “No 1º Encontro, que realizamos no ano passado, o convidado de honra foi um Coral da Terceira Idade. Desta vez queremos homenagear a infância”, explicou.

A gerente de Desenvolvimento do Ambiente de Trabalho (Gedeam), Vânia Nardelli, disse que o Coral da Saúde, e seus associados (o Coral do Cridac e o Coral do Cermac-MT, Hemocentro- MT Laboratório) cumprem objetivos específicos na política de humanização da Secretaria de Estado de Saúde, conforme aplicada pela Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Humanos.

“Por um lado”, explicou a gerente, “os corais promovem maior integração entre os servidores, satisfação pessoal, motivação para executar as funções, humanização do ambiente de trabalho e ampliação dos conhecimentos sobre música e cultura. Por outro lado valorizam os talentos individuais na área do canto, oportunizando ocasiões em que a contribuição de cada um é inserida num todo harmonioso o que, no final das contas, é o espírito que norteia a atuação da Ses”.

Além desses preparativos o coral continua suas atividades com os concertos itinerantes, à convite, visitando o Hospital do Câncer, Hospital Universitário Júlio Muller, Hospital Geral Universitário e unidades descentralizadas de Saúde como o Centro Integral de Apoio Psicossocial (Ciaps) Adauto Botelho.

O coral também está organizando os preparativos para as festas natalinas, com repertório que inclui as músicas “Adeste Fidelis” (Ó Vinde Fiéis), inteiramente interpretada por vozes femininas, “A Lua”, que está recebendo um arranjo especial para a ocasião, e as regionais “Falar Cuiabano” e “Reino dos Pantanais”.

Ainda este ano, em novembro, os integrantes do Coral participarão do 4º Encontro Nacional de Coros, em Natal (RN). “Para este encontro”, informou Linda Araújo, “recebemos um importante reforço: o músico Virgílio Pereira Filho, o Baiano, do Sarau Cuiabano, vai acompanhar o coral tocando violão, viola-de-cocho, e também cantando, nas apresentações feitas em Natal (RN), no 4º Encontro Nacional de Coros”.

Repertório

O Coral da Saúde executa, em seu repertório, canções regionais como “Eu sou de Cuiabá”, de domínio popular, e “Falar Cuiabano”, de Édina Vilarinho. Já em nível nacional, o repertório traz músicas como “A minha vida” e “Primavera”. Linda Araújo informou que "agora estamos investindo no repertório sacro, incluindo músicas como ‘Interseção pela Pátria’ e ‘Benção Aarônica’. Os ensaios do Coral acontecerão, durante setembro, outubro e novembro, às quartas e sextas-feiras, das 13 às 14 horas, sendo que todas as terças e quintas-feiras, das 13 às 14:30 horas os coralistas recebem assessoria vocal do professor André Vilanni”.

O Coral da Ses já fez diversas apresentações fora do âmbito da Saúde. Entre elas são alistadas as participações no Encontro de Coros da Câmara de Cuiabá, ocorrida no ano de 2004, e no Congresso de Secretários Municipais de Saúde realizado no início do mês de maio de 2005, na capital do Estado. Também foram realizadas apresentações em universidades, no Ganha Tempo e no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do CPA IV, dentre outros locais.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/274872/visualizar/