Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 18 de Setembro de 2006 às 15:44

    Imprimir


Nesta quinta-feira (21) será lembrado o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Na data, 74 países em todo o mundo realizam atividades para conscientizar a população sobre a necessidade de diagnosticar e tratar a doença que provoca deterioração das funções cerebrais.

Esquecimento e confusão mental são sintomas de Alzheimer que atingem, em especial, os idosos com mais de 65 anos. Como não há cura, é fundamental identificar a doença logo no início para retardar as conseqüências. A dificuldade é que os sintomas podem ser confundidos com os provocados pela velhice e também por estresse, depressão, falta de vitaminas ou mesmo uma crise de diabetes.

O importante é procurar um médico para descobrir a verdadeira causa. “Assim que se apresentarem os sintomas de esquecimento e confusão mental é preciso ir a um geriatra, um neurologista ou psiquiatra para que ele possa fazer os testes”, recomenda a presidente da Associação Brasileira de Alzheimer, Lílian Alicke.

Se descoberta no início, o tratamento da doença alcança resultados mais efetivos. “Se diagnosticada bem no começo a pessoa pode ficar naquele primeiro patamar do Alzheimer por muitos anos, ter qualidade de vida, continuar integrada dentro da família”, garante Lílian Alicke.

Dados da Associação Brasileira de Alzheimer indicam que existe atualmente entre 17 e 25 milhões de pessoas em todo o mundo com a doença.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/275099/visualizar/