Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 18 de Setembro de 2006 às 10:11
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


Em Poconé, 18 trabalhadores buscam qualificação profissional através do curso de garçom, desenvolvido pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e ministrada pelo Senac. Este ano, o município é o último de Mato Grosso a ser beneficiado pela capacitação, que já qualificou cerca de 140 trabalhadores em seis cidades do Estado.

O treinamento, que encerra nesta terça-feira (19.09), conta com aulas teóricas e práticas sobre noções básicas de atendimento, ética, relações humanas, montagem de mesas, tipos de serviços de restaurantes, entre outros.

Segundo a professora do curso, Patrícia Melnec, os participantes têm entre 18 e 25 anos e vários já trabalham na área. “A maioria busca pelo aperfeiçoamento da profissão, uma forma de se reciclarem e ter algo mais a oferecer aos clientes”, destacou.

Douglas Diego Borges, 21 anos, se encaixa perfeitamente neste perfil. Há anos trabalhando como garçom, ele julga a participação em capacitações na área algo essencial. “Trabalho em eventos como aniversários, casamentos, festas em geral. Estou sempre procurando me atualizar, participando de treinamentos. Aqui mesmo, aprendi novas técnicas de dobra de guardanapo e boas formas de abordar o cliente. Sem contar, que estamos na época de alta temporada no Pantanal e as pousadas locais recrutam profissionais da área, temos que estar preparados para qualquer oportunidade”, contou.

José Gonçalo Ferreira Fontes, 25 anos, é garçom há mais de cinco anos. Atualmente trabalha em uma pizzaria da cidade e também já fez vários cursos na área. Sempre em busca de qualificação, José acredita que “dar atenção aos clientes é o diferencial de um bom garçom”.

Já para a ajudante de cozinha, Eliane de Fátima Maciel Nogueira, o treinamento é uma novidade. Ela que nunca trabalhou como garçonete, agora vê na profissão uma nova fonte de renda. “Estou desempregada a mais de seis meses, mas acredito que este curso abrirá portas para o mercado de trabalho, já que hoje estou praticamente pronta para exercer uma nova função”, falou.

Além de Poconé, em 2006 o curso de garçom atendeu as cidades de Sorriso, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Barra do Garças, Pontes e Lacerda e Cáceres.

“A profissão de garçom em Mato Grosso é de extrema importância, já que o Estado apresenta um grande potencial turístico. A qualificação na área não só abre portas para o mercado, como também valoriza e atualiza nossos já profissionais”, ressaltou a coordenadora do projeto, Rosinei Calsavara.

Para realização dos treinamentos a Setecs conta com a parceria do Banco do Brasil, que dou R$ 500 mil para a Secretaria investir em qualificação, prefeituras, do Senac, responsável pela execução dos treinamentos, INSS, Secretarias de Estado de Cultura e Turismo (Sedtur), Delegacia Regional do Trabalho (DRT), Conselho Estadual do Trabalho e Fecomércio





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/275170/visualizar/