Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 23 de Fevereiro de 2013 às 07:42

    Imprimir


O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio do Núcleo de Promotorias Especializadas no Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Cuiabá, irá capacitar mulheres para que atuem como multiplicadoras em seus bairros na defesa dos direitos humanos. Ao término do curso, cada aluna se tornará uma "Promotora Legal Popular" e passará a influenciar o desenvolvimento humano em suas comunidades, promovendo os direitos das mulheres e o acesso delas à justiça. O projeto será lançado no dia 08 de Março, Dia Internacional da Mulher, às 9h, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, na Assembleia Legislativa.
 
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Cuiabá, promotora Lindinalva Rodrigues Dalla Costa, o projeto visa despertar a consciência da cidadania e o conhecimento dos direitos, além de possibilitar a redescoberta dos valores fundamentais para a convivência familiar e comunitária.
 
“Queremos capacitar essas mulheres para que conheçam seus direitos e se tornem pessoas comprometidas não só em mobilizar outras mulheres para a ação em defesa de seus direitos como também para atuar junto às instâncias dos serviços públicos policiais, de saúde, educação e órgãos essenciais à Justiça para buscar soluções concretas para os problemas”, afirmou a promotora de Justiça.
 
Segundo ela, o projeto será desenvolvido em parceria com o Governo do Estado, Assembleia Legislativa e Câmara Municipal por um período de dois anos. Serão quatro turmas semestrais, sendo oito módulos por semestre. As aulas temáticas serão realizadas uma vez por semana e as alunas receberão vale transporte para se dirigirem até o local de estudo.
 
PROGRAMAÇÃO: No Dia 08 de Março, além do lançamento do projeto "Promotoras Legais Populares", será realizado o lançamento do livro "A Influência da Mulher no mundo: família, religião e sociedade" da jornalista e escritora alagoana Cléa Paixão.
 
Em sua obra, a escritora apresenta uma pesquisa sobre a trajetória feminina, de Eva a Dilma Rousseff, no Brasil e no mundo. A ascensão feminina na família, na religião, na política brasileira e no mundo. O prefácio do livro ficou a cargo do promotor de Justiça do Distrito Federal, Fausto Rodrigues de Lima. “Em outros tempos, Cléa sofreria o escárnio social e poderia até arder na fogueira. Nos dias atuais, somente um adjetivo serve nela: Coragem”, afirmou o promotor de Justiça.
 
A programação do evento inclui, ainda, o lançamento de um novo vídeo da Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar (Copevid), formada por promotores de Justiça de todo o Brasil, e apresentação de um documentário sobre o andamento do projeto "Lá em Casa quem manda é o Respeito”, desenvolvido em Cuiabá.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/27523/visualizar/