Professores discutem planejamento para realização da 2ª etapa do 'Haiyô'
À tarde, os professores receberam a visita da secretária-adjunta de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Marta Darsie, que falou sobre a importância da formação dos profissionais. “Este grupo foi selecionado pelo seu potencial. Precisamos dar continuidade ao projeto Haiyô, respeitando as diferenças de cada um, a linguagem, os costumes e a religião”.
Marta defendeu ainda a criação de políticas públicas voltadas para atender a educação escolar do povo indígena, com intuito de que o índio volte a ter espaço e receba o respeito, fundamental dentro da sociedade brasileira. “O índio também não pode ficar sem o conhecimento cientifico, pois é importante ele saber para garantir uma boa aprendizagem”, salientou.
Na ocasião, o representante do Conselho Estadual Indígena, Filadelfo Umutina, manifestou o medo da extinção das etnias. “A gente pensou que o povo indígena iria desaparecer do Brasil, agora percebemos que estamos avançando a cada dia e isso graças a parcerias para realização de projetos como o Haiyô”, disse.
Ao todo, 32 professores-índios e não-índios participam da formação nas áreas de Linguagem, Ciências da Matemática e da Natureza, Ciências Humanas e Sociais. Eles serão os responsáveis pela qualificação dos 242 índios do projeto, pertencentes a 36 etnias de Mato Grosso.
Participam do encontro os representantes das instituições parceiras da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para aplicação do “Haiyô”: a Fundação Nacional do Índio (Funai), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho de Educação Indígena, além dos professores-indios beneficiados.
O projeto Haiyô
Formação de Professores Indígenas para o Magistério Intercultural será realizado em 10 etapas, nos pólos de Canarana, Comodoro, Campinápolis e Xingu. Promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), busca a melhoria do ensino para a educação indígena, respeitando a diversidade cultural, língua, etnia e cultura de cada etnia.
Para dar continuidade às etapas do Haiyô, o projeto teve toda a sua proposta pedagógica reestruturada tendo o objetivo de atender às exigências legais e as características sócio-culturais de cada etnia e os diferentes perfis e níveis de escolaridade dos professores cursistas.
A formação está sendo realizada no Hotel Paiaguás, em Cuiabá, e as atividades vão até domingo (17.09).
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