Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 14 de Setembro de 2006 às 15:55
Por: Nika Pereira

    Imprimir


Os professores do Projeto Haiyô, responsáveis pela aplicação do treinamento de professores indígenas nos municípios-pólo, discutem como será desenvolvida a 2ª etapa presencial, prevista para ser realizada em outubro. A formação terá a duração de cinco dias. Nesse período, eles farão o planejamento desta etapa.

À tarde, os professores receberam a visita da secretária-adjunta de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Marta Darsie, que falou sobre a importância da formação dos profissionais. “Este grupo foi selecionado pelo seu potencial. Precisamos dar continuidade ao projeto Haiyô, respeitando as diferenças de cada um, a linguagem, os costumes e a religião”.

Marta defendeu ainda a criação de políticas públicas voltadas para atender a educação escolar do povo indígena, com intuito de que o índio volte a ter espaço e receba o respeito, fundamental dentro da sociedade brasileira. “O índio também não pode ficar sem o conhecimento cientifico, pois é importante ele saber para garantir uma boa aprendizagem”, salientou.

Na ocasião, o representante do Conselho Estadual Indígena, Filadelfo Umutina, manifestou o medo da extinção das etnias. “A gente pensou que o povo indígena iria desaparecer do Brasil, agora percebemos que estamos avançando a cada dia e isso graças a parcerias para realização de projetos como o Haiyô”, disse.

Ao todo, 32 professores-índios e não-índios participam da formação nas áreas de Linguagem, Ciências da Matemática e da Natureza, Ciências Humanas e Sociais. Eles serão os responsáveis pela qualificação dos 242 índios do projeto, pertencentes a 36 etnias de Mato Grosso.

Participam do encontro os representantes das instituições parceiras da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para aplicação do “Haiyô”: a Fundação Nacional do Índio (Funai), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho de Educação Indígena, além dos professores-indios beneficiados.

O projeto Haiyô

Formação de Professores Indígenas para o Magistério Intercultural será realizado em 10 etapas, nos pólos de Canarana, Comodoro, Campinápolis e Xingu. Promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), busca a melhoria do ensino para a educação indígena, respeitando a diversidade cultural, língua, etnia e cultura de cada etnia.

Para dar continuidade às etapas do Haiyô, o projeto teve toda a sua proposta pedagógica reestruturada tendo o objetivo de atender às exigências legais e as características sócio-culturais de cada etnia e os diferentes perfis e níveis de escolaridade dos professores cursistas.

A formação está sendo realizada no Hotel Paiaguás, em Cuiabá, e as atividades vão até domingo (17.09).





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/275875/visualizar/