Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 12 de Setembro de 2006 às 19:12
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica realiza entre os dias 13 e 14 de setembro a III Reunião de Avaliação do Programa Estadual de Controle da Malária, no Hotel Veneza, em Cuiabá, com o objetivo de fazer uma avaliação das ações desenvolvidas em 2005 e as já desencadeadas neste primeiro semestre de 2006. “Neste encontro iremos avaliar todas as ações e resultados obtidos e elaborar planos estratégicos de controle da doença para todo o ano de 2006”, disse a coordenadora do Programa Estadual da Malária, Siriana Maria da Silva.

O evento contará com a participação de 13 Escritórios Regionais de Saúde, 32 municípios e de representantes do Ministério da Saúde (MS), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Incra, Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Universidade Federal de Mato Grosso (Ufmt). O evento prossegue até o dia 14 de setembro, às cinco horas da tarde.

Dentre os temas que serão abordados são: Situação Epidemiológica da Malária na Amazônia Legal e em Mato Grosso, Controle integrado de vetores, Sistemas de informação, Novos esquemas de tratamentos, Controle de qualidade, Políticas nacionais, Descentralização do Sistema Único de Saúde, Estratégias de controle, entre outros. A palestra de abertura será ministrada pelo coordenador do Programa Nacional da Malária do Ministério da saúde, José Lázaro de Brito Ladislau. “Esperamos com essas reuniões definir junto aos gestores de saúde dos municípios para o estabelecimento de parcerias e a garantia de continuidade na prevenção, controle e vigilância constante do combate à malária no Estado de Mato Grosso”, ressaltou a coordenadora.

Segundo a coordenadora o Programa de Controle da malária de Mato Grosso vem dando resultados a ponto do Ministério da Saúde já apontar a possibilidade de o Estado deixar de pertencer ao quadro dos Estados Federados endêmicos para Malária e em condição de controle e passar a fazer parte dos Estados que se encontram somente sobre vigilância. “Mato Grosso dentre suas ações que são consideradas fundamentais para o sucesso do Programa estão a capacitação de profissionais da saúde nas ações de diagnóstico laboratorial, de entomologia e controle vetorial. Além do aperfeiçoamento dos serviços de supervisão junto aos municípios que registram casos de Malária incluindo análise e distribuição de insumos estratégicos. Na área das ações preventivas desenvolvemos estratégias, informação, educação e comunicação.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual da Malária, o Estado de Mato Grosso mantém equilíbrio em relação aos anos anteriores. Porém a coordenadoria mantém atividades de rotina com os 19 municípios prioritários para controle da Malária, entre eles, Colniza, Aripuanã, Rondolândia , Marcelândia, Paranaíta,Nova Ubiratã, Juína, Apiacás,Juruena, entre outros. Destes 18 encontram-se sob vigilância, e apenas um encontra-se sob controle, o município de Colniza que responde por aproximadamente 54% do total de casos em todo Estado. No ano de 2005 foram registrados 9806 casos e até momento foram constatados 5027 casos.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/276281/visualizar/