Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 12 de Setembro de 2006 às 16:36
Por: Eduardo Arantes

    Imprimir


Este é Raja Ram, um senhor de 65 anos de idade, nascido na Austrália, vivendo na Inglaterra desde seus 23 anos de idade. Um dj, músico e produtor que é uma lenda viva da cena eletrônica mundial. Criador de sua própria e longa história, numa trajetória psicodélica com mais de 40 anos na indústria musical, Raja Ram tem estado presente desde a época do jazz contemporâneo, passando também pela cultura do rock psicodélico, com seu grupo Quintessence, na década de 70. Duas décadas mais tarde descobriria a música eletrônica, sendo que em meados de 1990 decidiu formar sua nova banda, The Infinity Project, paralelamente dando origem à tão conhecida gravadora TIP World, o primeiro selo a gravar e comercializar o Goa, o conhecido psychedelic trance, tornando-se o fullon que conhecemos hoje.

Um dos “monstros” da cena trance mundial passa por Cuiabá na Turnê da Agência TIP WORLD de Londres apresentando ARAM 2006, a segunda edição deste mega-evento acontece no dia 16 de setembro na Pousada Vale do Sol, estrada do Distrito da Guia 22 Km de Cuiabá.

Alucinantes grupos como o instigador Shpongle, Yeti, Crystal Skulls, Cyberbabas e agora 1200 Micrograms, Raja Ram é ainda conhecido como um produtor criativo e inovador, que não perdeu sua vigência e a cada semana pode ser escutado em festivais, festas e clubs ao redor do globo, caracterizando seu profissionalismo, razões de mais para não perder este místico artista no 1200 Festival edição 2006. Simplesmente sensacional!

Conheça um pouco mais sobre Raja Ram na época do Rock Psicodélico:

Certa feita, perguntamos a Raja Ram em qual momento de sua vida ele considera ter sido mais louco? Na época do rock psicodélico nos festivais da década de 60/70 ou hoje em dia nas raves de música eletrônica? Raja respondeu que “ambos tinham o mesmo espírito, o de unir pessoas utilizando-se a música”. Mas confessou “ser hoje muito mais fascinante devido ao avanço da tecnologia. Isso contribuiu para que tudo se tornasse mais real”.

Raja soube responder com propriedade, pois tocou em muitos festivais de rock naquela época ao lado de grupos como Black Sabath e Pink FLoyd. Quintessence foi formado em abril de 1969 por Raja Ram em um lugar chamado Nothing Hill. Eles tocavam uma mistura híbrida de jazz, rock progressivo e música indiana. A formação original incluía Shiva Jones, Raja Ram, Sambhu Baba, Maha Dev, Allan Mostert e Jake Milton. Quintessence ficou marcada como uma banda “espiritual” pois seu som era uma espécie de new age rock. Gravaram cerca de três álbuns pela Island Records entre 1969 e 1971, sendo mais dois álbuns gravados em 1972 pela RCA. Todos eles tocando juntos em festivais como Monteaux Jazz Festival, Royal Albert Hall ou Glasntonbury.

Com centenas de concertos ao redor da Europa, de fato nunca chegaram a se apresentar nos Estados Unidos, embora tivessem sido convidados por diversas para fazerem shows em Nova York, Carnegie Hall em 1972.

Shiva e Maha Dev saíram do grupo em 1972, para formar o grupo Kala. Com a mudança dos tempos e a música indo para uma direção diferente, Kala acabou logo e Quintassence durou até a década de 80. Do grupo vivem Dave Codling e Shiva no México, Allan Mostert na Alemanha, Jake Milton e Raja Ram em Londres, e Sambuh em Taos, Novo México. Quanto a Raja Ram, este ressurgiu nos anos 90 sob o nome de The Infinity Project e TIP World records, produzindo goa trance e chill out. Sem dúvida agora você entende porque Raja Ram tem a sua boa reputação frente a outros artistas e ao público. Sua história é mais longa que nossas vidas.

Discografia Raja Ram:

1200 Micrograms - 1200 Micorgrams 1200 Micrograms - Heroes of the Imagination 1200 Micrograms - The Time Machine 1200 Micrograms - Live in Brazil

Raja Ram compilações:

Raja Stash Bag vol. 1 Raja Stash Bag vol. 2 Raja Stach Bag vol. 3 Raja Ram The godfather Raja Ram Evolution of Expanted Consciouness

Raja Ram outros projetos:

Mystery Of The Yeti And Mystical Experiences The Infinity Project - Mystical Experiences The Mystery Of The Thirteen Crystal Skulls The Secret Of The Thirteen Crystal Skulls Shpongle - Tales of the inexpressible Shpongle - Are you shpongled? Shpongle - Nothing Lasts Shpongle - The Remixes Shpongle - Divine moment of truth





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/276313/visualizar/