Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 06 de Setembro de 2006 às 07:14

    Imprimir


A Igreja de Nossa Senhora do Livramento, um dos patrimônios históricos mais antigos do Estado, foi totalmente revitalizada, e será entregue à comunidade nesta sexta-feira (08.09), às 18 horas. A obra está inclusa no Programa de Recuperação e Revitalização do Patrimônio Histórico, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. Além da entrega da Igreja, o município terá três dias de festa, que começa no dia 8 e vai até o dia 10, em devoção a Santa padroeira da cidade. Durante os festejos serão realizadas novenas, missas e jantares. No dia 24 de setembro, haverá ainda o Leilão de animais na Fazenda São Carlos.

O surgimento da Paróquia se deu por meio da Lei nº 11, de 26 de agosto de 1835, alterando, assim, o nome anterior, que era de São José dos Cocais. A Capela apresenta características do estilo Colonial, feita de tijolinhos, taipa e pedra canga. Mas o que mais chama a atenção na igreja é um vitral com a imagem da santa padroeira: Nossa Senhora do Livramento. Em 1936, a primeira Igreja da localidade foi demolida, e no começo de agosto do mesmo ano iniciou-se a construção da nova. A primeira Capela foi construída com cinqüenta mil tijolos de adobe.

Durante a reforma, a imagem de Nossa Senhora do Livramento bastante desbotada foi levada a Cuiabá para ser pintada. Foi então que descobriram atrás da imagem, gravado, o ano em que foi esculpida: 1.737.

Passados mais de 200 anos, e com toda influência dos períodos, o povo livramentense ainda preserva as tradições, como a festa da padroeira da cidade realizada em setembro, e a festa de São Benedito, onde se Dança o Congo. Todas essas ações mostram a dedicação da população em manter suas raízes.

História

O nome “Nossa Senhora do Livramento” surgiu porque a imagem da santa, que veio de Portugal, passava pela região, carregada no lombo de um burro, que ao parar para descansar, empacou e não quis mais levantar e seguir viagem, ao ser tirada a imagem da santa do lombo do animal, ele se punha a andar. A cada tentativa de colocar a santa novamente nas costas do burro, novamente o animal empacava. Decidiram, então, construir um ranchinho onde abrigaram a imagem, de mais ou menos 50 centímetros, e de pouco peso.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/277336/visualizar/