Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 06 de Setembro de 2006 às 06:44

    Imprimir


"Tecnologia associada à gestão para ter resultados de sucesso”. É com essa proposta que a Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações de Mato Grosso (SUCESU-MT) lançou hoje (05/09) o 11º Congresso Regional de Informática e Telecomunicações e a 11ª Feira Estadual de Tecnologia e Serviço de Mato Grosso, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O evento acontece de 06 a 08 de novembro de 2006 e estima movimentar R$ 2 milhões em negócios.

Com investimento de R$ 250 mil e previsão de atrair seis mil visitantes, o Congresso deste ano traz 10 eventos paralelos que pretendem discutir as tendências de mercado, expor a produção científica da área, mostrar a importância da certificação e da qualidade de softwares para a competitividade nacional e internacional, debater com o Governo do Estado políticas públicas para o setor, entre outros eventos, como as Olimpíadas de Informática e Telecomunicações, a exposição do crescimento dos pontos de Inclusão Digital em Mato Grosso e o debate sobre o uso de software livre.

O lançamento do evento foi feito pelo vice-presidente da Sucesu-MT, Alan Araújo, e contou com a presença de empresários, representantes de instituições privadas de ensino superior, do Governo do Estado, representado pelo presidente do Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat), Adriano Nieheus, entre outros.

Alan Araújo lembrou que o evento, tido como o maior e mais importante de Mato Grosso sobre o tema, é uma oportunidade para discutir Tecnologia de Informação de ponta e reunir o que há de mais atual no mercado, tanto em conhecimento, ferramentas e produtos, além de trazer profissionais para debater e apresentar soluções, propostas, trabalhos. “A SUCESU-MT completou 21 anos numa época que é impossível para as empresas e mesmo no dia-a-dia o cidadão comum viver sem a tecnologia. A nossa missão é incentivar o uso correto desse instrumento, promover o diálogo com órgãos públicos e também participar das grandes tomadas de decisão no setor”, explicou.

Araújo informou que a SUCESU, além de promover o debate científico, expor novas tecnológicas e práticas com o evento, desde o ano passado teve uma intervenção política junto ao Governo do Estado, conseguindo reduzir o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do setor de 17% para 7%. "Com isso, hoje o consumidor de Mato Grosso encontra em nossas lojas produtos com preços que podem competir com São Paulo e outros Estados. Isso é um ganho social e para o setor”.

O vice-presidente ressaltou ainda que as decisões sobre os maiores investimentos no setor de Tecnologia de Informação dentro de Mato Grosso passam atualmente por empresas que compõem a SUCESU-MT. “Além de nossas intervenções políticas, temos os grupos de Inclusão Digital e outros que debatem qualidade do que produzimos. Porém, temos que lembrar que o nosso principal foco sempre foi o Congresso e a Feira”.

O presidente do Cepromat, Adriano Nieheus, reconheceu a necessidade de o governo estabelecer um programa de apoio para o desenvolvimento tecnológico local e afirmou que em Mato Grosso o governo é o principal consumidor de Tecnologia de Informação, assim como 90% dos outros Estados do país. “Ainda temos que fazer trabalhos para que as empresas possam desenvolver o uso de tecnologia em suas dependências. Hoje, a maioria ainda consome o básico e desconhece os efeitos de bons investimentos e da boa gestão desses recursos. A nossa cultura sobre o uso de tecnologia ainda tem que melhorar”, avaliou.

Os empresários lembraram que os investimentos no Congresso e na Feira este ano são iguais aos do ano passado em função da crise econômica que afetou os vários setores em Mato Grosso. “Todo esse contexto nos ajudou a estabelecer o foco de nossos trabalhos este ano, pois, a tecnologia é uma ferramenta hoje tão necessária, que se não for bem usada, perde-se dinheiro. Por essa razão é de extrema importância que exista a gestão dessas ferramentas para que as empresas tenham sucesso”, concluiu Araújo.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/277358/visualizar/