Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 21 de Fevereiro de 2013 às 03:35

    Imprimir


Em visita ao deputado Ademir Brunetto (PT), na tarde de terça-feira (19), o prefeito de Carlinda, Geraldo Ribeiro, veio pedir a intervenção do parlamentar para que se cobre uma posição da superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra -MT) para que a Unidade Executora no município receba a visita de técnicos e com isso promova uma reunião junto aos assentados da região, bem como a revitalização do órgão no município.
 
 
Por meio de arrecadações espontâneas, a comunidade de Carlinda construiu o prédio para instalação da unidade do Incra em uma estrutura moderna e ampla, que atende mais de 12 municípios do norte de Mato Grosso, distantes 800 km da capital. 
 
 
Contudo, apesar da construção da edificação e do atendimento a vários municípios, a unidade quase foi extinta o ano passado sendo preciso uma grande mobilização, do deputado Ademir Brunetto, das lideranças locais e da sociedade para a permanência do órgão no município.
 
 
Segundo o prefeito Geraldo é muito importante que o órgão faça visitas aos projetos de assentamentos que estão passando por inúmeras dificuldades devido ao logo período de chuvas e a falta de investimentos. Ribeiro afirma que as principais solicitações das famílias assentadas estão: a liberação da documentação do projeto de manejo da reserva, definição da assistência técnica, regulação da relação de beneficiados, reforma das casas, liberação da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAPS), liberação do Pronaf Mulher; regulação das estradas e agendamento de reuniões mensais.
 
 
Atendendo ao pedido do parlamentar, o superintendente do Incra-MT, Valdir Barranco, esteve presente para ouvir as reivindicações do prefeito. Aproveitando a oportunidade Brunetto solicitou o apoio na busca de ações para os vários assentamento da região inclusive com a possibilidade de criação de um novo crédito bancário que forneça a estruturação da base produtiva nos assentamentos.
 
 
O deputado reafirmou ao superintendente que os assentados se dizem esquecidos e se sentem também ignorados pelo órgão responsável. "Precisamos fazer gestão para que os assentados possam trabalhar com dignidade para isso queremos a liberação de recursos que só poder acontecer com a intervenção do Incra", acrescentou o parlamentar ressaltando que, “somente com o apoio do órgão podem garantir melhorias nas casas, infraestrutura e vida de cada assentado” avaliou.
 
 
Brunetto ainda lembrou que a área possui estradas vicinais e grande potencialidade para culturas de ciclos anuais e criação de animais.
 
 
Barranco disse que vai avaliar a ida de técnicos para avaliar a situação dos assentamentos e estudar programas que possam ser implantados o quanto antes nos assentamentos da região.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/27793/visualizar/