Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 30 de Agosto de 2006 às 18:10

    Imprimir


Dados preliminares da Secretaria de Estado de Saúde (Ses) mostram que 200.919 crianças menores de cinco anos, o correspondente a 70.97%, receberam a vacina Sabin durante o “D” da segunda etapa da campanha de vacinação contra poliomielite ou paralisia infantil, realizada no último dia 26 de agosto. Em Mato Grosso, a meta é imunizar 283.077 crianças durante a campanha que vai até 20 de setembro em todos os postos de saúde do Estado.

Para a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria, Lourdes França, mesmo sendo uma preliminar, os dados apontam para o bom desempenho da vacinação contra a pólio em Mato Grosso. “Vários municípios mato-grossenses alcançaram no dia “D” índices superiores a cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde que é de 95%. Esse percentual é importante para a manutenção da erradicação da doença no Brasil”, disse.

Até o inicio da tarde desta quarta-feira (30.08), 21 municípios já haviam superado a meta de cobertura vacinal: Nossa Senhora do Livramento (102,8%), Nova Brasilândia (109,9%), Planalto da Serra (112%), Santo Antônio de Leverger (110%), Araguainha (100%), São Pedro da Cipa (100%), Tesouro (98%), Ribeirãozinho (103%), Araputanga (95,9%), Glória do Oeste (106%), Indiavaí (98%), Reserva do Cabaçal (102%), Novo Santo Antônio (143%), Santa Cruz do Xingu (163%), Serra Nova Dourada (114,4%), Itanhagá (97%), Sapezal (100%), Carlinda (99,6%), Nova Canaã do Norte (96,9%), Paranaíta (98,8%) e Nova Lacerda (102,8%).

Já em Cuiabá e Várzea Grande os dados apontam a cobertura vacinal de 78% em cada uma das cidades. “A Saúde continua recebendo os dados dos municípios e gradativamente os índices aumentarão consolidando o êxito da campanha de vacinação contra a pólio em Mato Grosso. As vacinas chegaram nas comunidades mais distantes como as áreas rurais, comunidades ribeirinhas e indígenas o que atrasa um pouco a chegada de dados”.

Com o slogan "O seu filho quer duas gotinhas da sua atenção", a campanha é importante porque a doença pode ser reintroduzida no Brasil uma vez que o poliovírus selvagem é circulante em locais como na África, Região do Mediterrâneo Oriental e Região do Sudeste da Ásia e o fluxo intenso de viajantes por todo o mundo pode facilmente propagar o poliovírus.

“Esta é a razão pela qual são mantidas as estratégias de vacinação de rotina e de ações nacionais em dias atuais. Os pais que não puderam levar o filho para ser vacinado devem procurar o posto de saúde mais próximo de saúde casa. A vacina é de rotina e é grátis”, reforçou Lourdes. A vacina possui segurança bem estabelecida e reações adversas associadas a ela são raras, conforme informações do Ministério da Saúde.

O QUE É - A poliomielite ou "paralisia infantil" é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores.

No Brasil, o último caso da doença ocorreu em 1989 na cidade de Souza, na Paraíba. Em 1994, o País recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) a certificação pela erradicação da transmissão autóctone (nativo) do poliovírus selvagem. Neste ano, a estratégia contra a poliomielite no Brasil completa 26 anos de existência.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/278899/visualizar/