Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 30 de Agosto de 2006 às 07:28

    Imprimir


Será realizado entre os dias 06 e 10 de setembro, em Chapada dos Guimarães, o festival de filmes "Tudo sobre mulheres". O Festival foi criado para divulgar filmes produzidos por homens e mulheres, apesar de retratar apenas o universo feminino. Esta é a segunda edição do festival.

O filme "Menire Karõ" realizado por alunos e professores da Escola Estadual "São Vicente de Paulo", localizada no município de Colíder (648 quilômetros de Cuiabá), concorrerá no festival com o filme, baseado no romance "Iracema" de José de Alencar.

"Menire Karõ" foi produzido e dirigido por professores e interpretado por alunos da própria escola, em parceria com o Cine Clube Zumbis da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), do campi Sinop. A produção faz parte do projeto "Alvorada", desenvolvido pela unidade escolar e tem o objetivo de ampliar e aprofundar a leitura dos alunos, proporcionando à população de baixa renda o acesso à leitura e a cultura em geral.

De acordo com a diretora do curta-metragem e coordenadora do projeto, Maria de Lourdes Silva Nogueira, o filme foi resultado de vários trabalhos envolvendo os alunos da 4ª a 8ª séries. "Nós iniciamos com a leitura da obra Iracema, o qual foi inspirado o filme. Os alunos fizeram resumos e participaram de uma gincana literária, oportunidade em que criaram trabalhos em quadrinhos, paródias, produzindo contos e ainda apresentando uma lenda indígena", disse Maria de Lourdes, que também é professora de Língua Portuguesa.

Todos os professores puderam ensinar um pouco, conforme a sua disciplina. A população e a área geográfica das três etnias, Kayapó, Panará e Kaiabí, pertencentes ao município, foram estudadas por meio de gráficos, desenhos e mapas.

O Filme

A história é de uma jovem índia guerreira que se apaixona por um homem branco e abandona a sua aldeia para morar com ele. "Menire Karô" é uma tradução Kayapó, que significa "espírito de mulher".





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/279126/visualizar/