Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 17 de Agosto de 2006 às 13:47
Por: Alline Marques

    Imprimir


O Secretário de Cultura do Estado, João Carlos Vicente Ferreira, esteve em Cáceres e visitou as fazendas Jacobina e Facão, que fazem parte da história de Mato Grosso. O objetivo da visita foi agilizar o processo de tombamento. Além das duas fazendas, também foram vistoriados os patrimônios do Centro Histórico da cidade.

João Carlos teve a oportunidade de conversar com o dono da fazenda Jacobina, Sebastião de Lara, que garantiu ser a favor do tombamento, pois sempre se preocupou em preservar o local, mas não tem condições financeiras de fazer a restauração de toda a propriedade.

Sebastião também afirmou que, caso não ocorra a restauração rapidamente, a casa acabará sendo destruída, pois está em péssimas condições. Mas o secretário já afirmou que irá encaminhar o processo de tombamento e a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) irá ajudar o proprietário, com relação a elaboração de projetos para conseguir os recursos para os reparos necessários. “Com o tombamento poderemos fomentar o turismo cultural da região e mostrar um pouco mais da história mato-grossense para as pessoas que são de fora”, ressaltou.

A história de Cáceres confunde-se com a da Fazenda Jacobina que em 1772 foi requerida pela Coroa Portuguesa, dando origem à ata de fundação de Vila-Maria de Portugal em 6 de outubro de 1778, responsável pela fundação do que hoje é a cidade de Cáceres.

A fazenda era a mais rica da Província, tanto em área como em produção, mas devido vários fatos que ocorreram na época a trajetória da Jacobina no século XX foi alterada, entre eles, o fim da escravidão em 1888, a ascensão dos engenhos de cana-de-açúcar no Nordeste e as leis trabalhistas criadas por Vargas na década de 30.

Já na fazenda Facão, João Carlos pôde conhecer um pouco das belezas naturais que o local oferece, como a conhecida “Bica do Facão”, na qual, moradores de Cáceres vão com galões de água para enche-los e leva-los para casa. O processo de tombamento também será encaminhado pela SEC, para tentar conservar mais um patrimônio que faz parte da história.

Logo depois, o secretário foi ao centro da cidade e visitou vários patrimônios já tombados para verificar como estava sendo feita a conservação destes prédios, como o Museu Histórico de Cáceres, o Anjo da Boa-Ventura, o Marco do Jaurú e a Igreja São Luiz , entre outros.

Uma equipe da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e da Secretaria Municipal de Cultura também acompanhar a visita. O secretário irá contar com ajuda da universidade, que também é parceira na Litermérica 2006 – Feira Sul-americana de Livro, para realizar estudos nas áreas, nas quais deverão realizar o tombamento.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/281945/visualizar/