Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 16 de Agosto de 2006 às 08:51

    Imprimir


O olhar contemplativo, seja ele sobre a cidade, a natureza ou os relacionamentos, é uma das características mais marcantes da seleção de vídeos em cartaz no projeto Itinerância Videobrasil 2006-2007.

O evento, uma parceria entre o Sesc e a Associação Cultural Videobrasil, responsável pelo festival bienal, reúne 19 obras de sete países, que serão exibidas até dezembro em unidades do Sesc São Paulo na capital e no interior do Estado --veja programação de agosto abaixo.

"Os trabalhos do Programa Um apontam para o que considero como as tendências e os aspectos mais importantes da produção dos últimos dois anos", explica Solange Farkas, diretora do festival Videobrasil e curadora dos vídeos que formam a seleção especial.

Essa mostra tem dez obras que, além de brasileiras, inclui peças de artistas do México, Costa Rica, Líbano, China e Argentina, entre outros. Em comum, diz Farkas, esses criadores apresentam um olhar mais "contemplativo". "A paisagem está em primeiro plano sempre e olhar voltado para a 'landscape' [paisagem], para o entorno", afirma a curadora.

Um exemplo dessa vertente é o trabalho do mineiro Marcellvs L., artista que está entre os nomes escolhidos para a 27ª Bienal de São Paulo.

No vídeo "man.road.river", Marcellvs fixa a câmera em uma estrada tomada pela cheia de um rio, que interrompe o fluxo das pessoas e dos carros. Como resultado, ele cria uma imagem granulada, que se assemelha a uma pintura.

Outro destaque é "Uyuni", do argentino Andrés Denegri, que acompanha a discussão de um casal sobre continuar ou não a viver na cidade boliviana que dá nome ao vídeo. O autor compõem o cenário com imagens áridas do local, pontuadas pelo diálogo do homem e da mulher, que não aparecem em cena.

Os outros dois programas da itinerância incluem vídeos que foram premiados no festival, como o do libanês Ali Cherri, "Un Cercle Autour du Soleil", e dos brasileiros Cao Guimarães e Wagner Morales, que participam com "Concerto para Clorofila" e "Solitária, Pobre, Sórdida, Embrutecida e Curta, Filme de Guerra".

Além de São Paulo, o projeto deverá passar por sete capitais brasileiras.

Veja a programação do "Itinerância Videobrasil" 2006-2007

Programa 1: seleção especial

- "Montevideoaki" - Octavio Iturbe - "Omolu Não É São Lázaro" - Flávio Lopes - "Juegos en El Parque" - Jorge Albán Dobles - "9 Years Later" - Dima El-Horr - "Landscape Theory" - Roberto Bellini - "SARS" - Liu Wei - "man.road.river." - Marcellvs L. (16IIARTE1) - "Uyuni" - Andrés Denegri - "La Progresión de las Catastrofes" - Gustavo Galuppo (16IIARTE2) - "Background to A Seduction" - Gregg Smith

Programa 2: prêmios e menções e prêmios de realização - "Concerto para Clorofila"- Cao Guimarães - "Lo Sublime / Banal"- Graciela Taquini - "Roger" - Federico Lamas - "O Fim Do Homem Cordial" - Daniel Lisboa - "Un Cercle Autour du Soleil" - Ali Cherri - "Plano-(con)seqüência" - Rodrigo Minelli - "02. Conjunto Residencial" - Adams Teixeira de Carvalho e Olívia Brenga Marques - "Paralisis" - Gabriel Acevedo Velarde

Programa 3: prêmios de realização - "Solitária, Pobre, Sórdida, Embrutecida e Curta, Filme de Guerra" - Wagner Morales

Calendário de agosto - Sesc Santo André: dia 16, às 20h (programa 1); dia 17, às 20h (programa 2), e, às 21h (programa 3) - Sesc Bauru: dia 16 (programa 1); dia 17 (programa 2); dia 18 (programa 3). Às 15h e 19h - Sesc Sorocaba: dia 16 (programa 1); dia 17 (programa 2); dia 18 (programa 3). Às 15h e 20h - Sesc Carmo: dias 22 e 29, das 11h às 18h (programas 1, 2 e 3) - Sesc Birigüi: dia 31, às 20h (programa 1)





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/282328/visualizar/