Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 15 de Agosto de 2006 às 20:40

    Imprimir


As fazendas históricas Jacobina e Facão, em Cáceres, podem ser tombadas como patrimônio histórico pelo Estado de Mato Grosso e também pelo Município. O secretario estadual de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, o secretário municipal de Cultura, Rubens Macedo, e a pró-reitora de Cultura da Unemat, Solange Ikeda, estiveram nas propriedades na manhã desta terça-feira (15) para visitar os locais e adiantar o processo de tombamento.

Além das duas fazendas, a intenção da Secretaria Estadual de Cultura é tombar vários imóveis também na região central da cidade e desenvolver projetos para recuperar e revitalizar o centro histórico.

A Unemat participa ativamente do processo de tombamento em razão de ter vários projetos e pesquisas desenvolvidas nas fazendas e também na região central da cidade. “Vamos aproveitar todo o conhecimento gerado pela Unemat acerca dessas fazendas, que têm valor histórico e que estão em condições lastimáveis de conservação para acelerar o processo de tombamento e assim viabilizarmos recursos a fim de restaurar esse patrimônio. Com isso estaremos fortalecendo também o turismo cultural e histórico no município”, ressaltou João Carlos Vicente.

No caso da Fazenda Jacobina, o proprietário Sebastião Lara tem interesse em que seja feito o tombamento da propriedade a fim de que a fazenda seja restaurada e o patrimônio preservado e assim o local possa se transformar em pólo turístico em Cáceres. A história da Fazenda Jacobina se confunde com a história de Cáceres, marcando sua importância ainda em 1772. A Fazenda Facão manteve uma importante usina movida a energia hidráulica e tem construções que estão sendo utilizadas como estábulo, datadas do início do século 20, que também precisam ser restauradas.

De acordo com o secretário de Cultura, é fundamental realizar o tombamento desses locais em processo urgente para que possam ser viabilizados recursos para a revitalização e recuperação. Segundo João Carlos o processo de tombamento em conjunto dos complexos da Jacobina e também da Facão deve agilizar o andamento do mesmo, o que pode demorar entre três e seis meses para ser concluído, uma vez que já há muito material e pesquisa realizada.

A comitiva, formada também pelo historiador João Ivo Puhl (Unemat) e Reginete Maria Rondon, da divisão do Patrimônio Histórico Municipal, também visitou o centro histórico de Cáceres e vários estabelecimentos que já foram restaurados pelos proprietários e outros que se encontram em péssimas condições de preservação apesar de já serem tombados, como a casa de Jane Vanini.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/282451/visualizar/