Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 07 de Agosto de 2006 às 22:28

    Imprimir


A polícia espanhola deteve nesta segunda-feira o suposto autor de um incêndio florestal na localidade galega de Cerdedo (noroeste da Espanha), que já matou três pessoas e destruiu milhares de hectares, informaram nesta segunda-feira fontes oficiais.

O suposto piromaníaco, um jovem de 24 anos cuja identidade não foi divulgada, permanece detido nas dependências da Guarda Civil enquanto espera uma decisão judicial, segundo um comunicado do Conselho (ministério regional) do Meio Rural da Galícia.

O jovem foi detido graças à colaboração dos cidadãos. O Conselho exorta os cidadãos a ajudar a polícia com dados sobre incêndios que assolam a Galícia.

O incêndio de Cerdedo, que continua ativo, queimou mais de 3.000 hectares e provocou a morte de duas mulheres na sexta-feira passada. Elas ficaram presas em seu veículo rodeado pelas chamas na estrada entre Cerdedo e Cotobade.

Além destas duas mulheres, um homem de 74 anos morreu combatendo um incêndio florestal que queimou milhares de hectares no nordeste da Espanha, informaram nesta segunda-feira autoridades regionais.

Segundo o porta-voz regional da área ambiental Alfredo Suarez Canal, a maioria dos incêndios recentes foi causada deliberadamente.

A vítima, identificada como Manuel Aprada Fontella, foi encontrada na noite deste domingo perto da cidade de Campo Lameiro, na região da Galícia. Aparentemente foi atingido pelas chamas quando tentava apagar um incêndio com a ajuda de vizinhos.

Na tarde de segunda-feira, continuavam ativos na Galícia 98 incêndios, 61 deles fora de controle, nos quais trabalhavam 4.700 bombeiros e membros das brigadas contra incêndios, informou uma porta-voz do Conselho do Meio Rural.

O número de incêndios que queimaram mais de um hectare caiu de mais de 6.200 em 2005 para menos de 3.000 em 2006, no período de janeiro a julho, segundo números oficiais. Em 2005 foram queimados 94.445 hectares e em 2006 o número baixou 35.870 hectares.

As autoridades atribuem a queda no número de incêndios a medidas preventivas, incluindo a proibição de churrascos em regiões secas, e campanhas mais eficazes para limpar o lixo de estradas e remover folhas e galhos secos de florestas.

Incêndios florestais são uma ameaça constante na Espanha durante os verões quentes e secos do país. Em muitos casos os incêndios são causados por pessoas que buscam receber dinheiro de seguradoras.





Fonte: France Press

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/284558/visualizar/