Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 07 de Agosto de 2006 às 15:14

    Imprimir


O coordenador humanitário da ONU (Organização das Nações Unidas) no Líbano, David Shearer, advertiu nesta segunda-feira que os ataques israelenses contra a infra-estrutura civil libanesa e contra comboios de distribuição de ajuda humanitária violam leis internacionais.

Em comunicado, Shearer fez um apelo para que acabem os ataques israelenses contra o Líbano e sejam interrompidas as ações que impedem a distribuição de ajuda a milhares de desabrigados pelo conflito.

"Transformar civis e infra-estruturas sociais em alvo das ofensivas é algo que viola leis internacionais", disse. Os bombardeios, segundo comentou, suspenderam o tráfego por estradas vitais de abastecimento entre o norte e o sul do Líbano.

Da mesma forma, a destruição de quatro pontes na estrada que segue de Al Arida, na fronteira síria, até Beirute forçou o Programa Mundial de Alimentos (PMA) a cancelar a distribuição da ajuda na região ou mesmo adotar longos desvios para dar continuidade a suas operações.

Neste domingo, dois ataques com mísseis que caíram muito perto de um comboio da ONU na cidade portuária de Tiro causaram a morte de pelo menos dois libaneses.

"Os ataques perto de nossos comboios, como o de ontem, nos impedem de continuar os esforços de assistência humanitária, porque muitos motoristas de caminhões já não querem seguir arriscando suas vidas", afirmou Shearer.

O coordenador humanitário também condenou os ataques dos milicianos do Hizbollah [grupo libanês terrorista] contra alvos civis em Israel, e pediu às partes envolvidas no conflito que cumpram com suas obrigações tendo como base leis humanitárias internacionais.

Desde que o conflito no Líbano teve início, no último dia 12, 958 libaneses, a maioria civis, morreram, e 3.370 ficaram feridos. Um quarto da população do país, cerca de 915 mil pessoas, se viu obrigada a abandonar suas casas.

Em Israel, 95 pessoas morreram, das quais 38 civis, como resultado do lançamento de mísseis do Líbano pelo Hizbollah.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/284640/visualizar/