Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 03 de Agosto de 2006 às 18:03
Por: Aluizio de Azevedo

    Imprimir


Secretários Municipais de Educação de todo o Mato Grosso puderam conhecer, no final da tarde desta quarta-feira (02.08), formas e regimes de colaboração, que existem entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e os municípios.

A apresentação do assunto foi feita pela secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, durante o “Seminário Estadual da Undime-MT: Diferentes Olhares na Educação”, que foi realizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) de Mato Grosso, no Hotel Fazenda Mato Grosso, esta semana.

De acordo com Ana Carla, o Estado mantém diversos programas e projetos em convênios e parcerias com os municípios. Entre eles, os projetos “Letração”, que prevê a erradicação do analfabetismo e o “Aplauso”, de combate a evasão e a repetência escolar, oferecendo atividades extra-classes e consequentemente mantendo os alunos em período integral na escola.

Sobre o primeiro projeto, a secretária informou que o Estado também conta com uma parceria do governo Federal, que paga os professores bolsistas e a Seduc entra com todo o material pedagógico. Também sobre este assunto, ela observou que técnicos da secretaria estão estudando uma possibilidade de os egressos do “LetrAção” eliminarem o primeiro semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA), diminuindo assim o tempo de dois anos do primeiro segmento para um ano e meio.

Quanto ao Aplauso, Ana Carla lembrou aos presentes que, muitas vezes o projeto é desenvolvido pelos municípios fora do seu foco central, que é o educacional. “Ás vezes, o projeto passa a ser assistencialista e não educacional.

Pedimos e orientamos para que o “Aplauso” fique vinculado às secretarias Municipais de Educação, bem como atendam alunos com dificuldades de aprendizagem, para assim melhorarmos os indicadores como a evasão e a repetência”.

Beija-Flor

Outro projeto que o Estado tem em regime de colaboração com os municípios é o “Beija-Flor”, de Educação de Jovens e Adultos. Com ele, o Governo ampliou a EJA para todos os 141 municípios de Mato Grosso, incluindo mais 57 cidades que não tinham sequer uma sala desta modalidade e ampliação em 16 municípios onde já existia a EJA.

Esta ação possibilitou a abertura de novas turmas em 73 municípios e ampliou o atendimento para mais de 12 mil jovens e adultos, que estão em distorção idade e série. Com o projeto-experimental, o aluno jovem ou adulto concluirá a Educação Básica em 06 anos. Atualmente, a EJA é ofertada em três segmentos, com duração de três anos cada.

Vale ressaltar que ficou definido que o primeiro segmento do “Beija-Flor”, que abriga da 1ª a 4ª série, é de responsabilidade dos municípios. Além disso, o projeto ainda prevê merenda e material didático específico para esses alunos, já que a EJA tradicional não oferece.

Ao encerrar a palestra, a secretária citou ainda 3 outros possíveis convênios: do programa Minha Segunda Casa, que prevê a melhoria da rede física das escolas; de Ensino Médio, que atende a população da zona rural, em escolas municipais; e o termo de cooperação técnica que visa a troca de profissionais entre as redes municipais e a estadual de educação.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/285558/visualizar/