Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 01 de Agosto de 2006 às 17:19

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) desenvolve, durante todo o ano, ações de promoção, proteção e apoio ao Aleitamento Materno. Esse é um esforço contínuo dos profissionais que trabalham em prol do Aleitamento Materno visando possibilitar que essa estratégia de alimentação saudável para os bebês continue obtendo êxito no Estado de Mato Grosso, dando a eles a chance de crescerem mais saudáveis e com uma melhor qualidade de vida.

No dia 7 de agosto, em Mato Grosso, será realizada uma reunião dos profissionais envolvidos com o nascimento dos bebês e o aleitamento materno para um exame pormenorizado da Lei 11.265, que trata da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactantes (NBCAL) visando instrumentalizar esses profissionais para melhor promoção do aleitamento materno.

A reunião acontecerá na Escola de Saúde Pública da Secretaria de Estado de Saúde e nela estarão presentes médicos dos Hospitais Regionais de Saúde de todo o Estado.

Cuiabá possui três bancos de leite humano, autorizados a funcionar pelo Ministério da Saúde: um no Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), o segundo no Hospital Geral Universitário (HGU), e um terceiro no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá.

A proposta desses bancos de leite é de servir como suporte para mães que não conseguem alimentar seus bebês ao peito, para mães que tiveram bebês que nasceram de forma prematura e para crianças que foram levadas para Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) neonatal logo após o nascimento.

A técnica em ações de Saúde da Criança, da Secretaria de Estado de Saúde, Leda Gonçalves, disse que esse número atende bem à clientela da capital. “O que é necessário é uma conscientização maior das mães e maior incentivo para que elas doem o leite aos bancos de leite, de forma que eles possam ministrá-los aos bebês que precisam. Pelo menos na capital, não há falta de banco de leite humano.”, explicou.

No caso do interior do Estado o Ministério da Saúde autorizou a criação de um banco de leite em Cáceres e a ação está em fase de finalização orçamentária. Para Leda Gonçalves o que o interior precisa é de um processo de conscientização sobre a importância do aleitamento materno.

“Há um certo desconhecimento da importância do aleitamento materno. As mães precisam entender que o não amamentar o bebê desde o nascimento pode comprometer todo o desenvolvimento da criança. De todo modo, além do banco de leite de Cáceres, já autorizado pelo Ministério da Saúde, precisaríamos de outro em Rondonópolis”, previu a técnica.

SEMANA MUNDIAL – O Ministério da Saúde (MS) está comemorando, no período de 1º a 7 de agosto, a Semana Mundial de Aleitamento Materno. No dia três de agosto, em várias partes do país, técnicos do MS estarão visitando o comércio em geral no monitoramento de propaganda abusiva de produtos que interferem na amamentação natural do bebê.

Produtos como substitutos do leite materno, mamadeiras, chupetas, chucas etc, não poderão estar expostos de forma a chamar a atenção dos pais e colocar em dúvida a capacidade da mãe em amamentar.

O tema da semana se refere aos 25 Anos do Código Internacional sobre Marketing Abusivo de Produtos que Interferem na Amamentação. Esse tipo de marketing, que promove produtos que substituem o aleitamento materno por outras práticas, originou a criação da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactantes (NBCAL).

O tema da campanha do Ministério da Saúde é: “Amamentação. Garantir esse Direito é Responsabilidade de Todos”.A madrinha da campanha, que aparecerá em vários veículos de propaganda, é a atriz Cássia Kiss.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/286157/visualizar/