Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 01 de Agosto de 2006 às 13:17

    Imprimir


A Universidade do Estado de Mato Grosso deve receber recursos da ordem de R$ 900 mil para financiar projetos de doutorado por meio do programa “Ciência na Amazônia Para o Brasil”, conhecido popularmente “Acelera Amazônia”. O projeto estará beneficiando todas as universidades públicas da região Norte do país, além de Mato Grosso e Maranhão.

O pró-reitor de Pesquisa e Pos-Graduação da Unemat, Laudemir Zart, explica que a Unemat explica que em Mato Grosso tanto a instituição como também a UFMT estarão recebendo recursos no valor de R$ 900 mil para financiar dois projetos de doutores a fim de dotar a região da Amazônia com profissionais qualificados.

O projeto foi proposto pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós–Graduação da Região Norte (FOPROP – N) que tem como proposta criar uma rede de colaboração entre as universidades para formação de profissionais qualificados para pesquisa e pós-graduação na Amazônia, nas modalidades de mestrado e doutorado interinstitucional, conhecidos como Minter e Dinter.

Laudemir Zart lembra que o projeto tem como meta formar 700 doutores em quatro anos na região da Amazônia. Com a liberação desses recursos a Unemat deve financiar o doutorado em Educação que será desenvolvido em parceria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que já recebeu parecer favorável da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que prevê a qualificação de 18 doutores.

O segundo doutorado que deve ser financiado pelo programa é o doutorado em Lingüística que esta sendo discutindo com a Unicamp, mas que ainda aguarda aprovação da Capes. Nesse doutorado está sendo prevista a abertura de 20 vagas para formação de doutores.

Enfermagem

O pró-reitor da Unemat lembra que dentro do programa Acelera Amazônia a UFMT está com as inscrições abertas para o doutorado em enfermagem, que tem a Universidade Federal de São Paulo como parceira, e os docentes da Unemat podem concorrer às vagas. O doutorado tem o apoio da Capes e da Fapemat (Fundação de Amparo a Pesquisa de Mato Grosso). As inscrições para o doutorado podem ser feitas no período de 16 a 18 de agosto.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/286251/visualizar/