Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 13 de Julho de 2006 às 18:50

    Imprimir


Os indicadores da febre hemorrágica da dengue (FHD) no Brasil apresentaram tendência de redução no primeiro semestre de 2006, se comparados com o mesmo período do ano passado. A informação foi dada, na tarde de hoje, na sede do Ministério da Saúde, em Brasília, pelo secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

Entre janeiro e junho de 2006, as secretarias estaduais e municipais de Saúde notificaram 278 casos de FHD, com 23 óbitos. No período analisado, a letalidade foi de 8,27%. Em 2005, foram notificados 463 casos, com 45 óbitos e letalidade de 9,72%.

A FHD é um quadro grave da doença que pode, inclusive, ser fatal. "Desde que a dengue foi reintroduzida no Brasil não houve nenhum ano em que não tenha ocorrido transmissão intensa durante o verão", lembra Jarbas. O secretário explica que os surtos geralmente aparecem em virtude do aparecimento de novos sorotipos. "A dengue dá imunidade de soro específico", afirma Jarbas Barbosa. No país, há, até o momento, três tipos, Den 1, 2 e 3.

O Ceará é o estado que apresenta maior número de casos de FHD (84) e o Espírito Santo tem a letalidade mais elevada (26,1%), com 15 casos de FHD e seis óbitos. Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Pará, Paraíba, Roraima e Sergipe não notificaram casos de FHD até o momento.

Epidemias de grandes proporções, como a que houve em 2002, que registrou 800 mil casos e 150 óbitos, não ocorreram em 2006, principalmente em razão da continuidade das ações de controle, acompanhadas de atividades específicas realizadas antecedendo o verão 2005/2006. Dentre essas ações, destacam-se o Dia D contra a Dengue - 19 de novembro - e o Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa).

De janeiro a junho de 2006, foram notificados 198.922 casos de dengue, sendo que 12 estados apresentaram aumento no número de casos (Pernambuco, Sergipe, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás), além do Distrito Federal.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/289351/visualizar/