Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 06 de Fevereiro de 2013 às 08:49

    Imprimir


A secretária de Saúde de Barra do Bugres, Maria Auxiliadora Dorilêo esteve presente no Acolhimento Nacional aos Secretários e Secretárias Municipais de Saúde, em Brasília. O evento foi realizado com intuito de orientar e auxiliar os gestores municipais. A secretária informou que o município está inserido no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab).
 

 

O Programa valoriza profissionais que atuarem durante 12 meses em periferias de grandes cidades, municípios do interior ou em áreas remotas. Conforme informações do Ministério da Saúde, os profissionais serão avaliados, trimestralmente, pelos gestores e as instituições, além de realizarem uma auto avaliação. Os participantes bem avaliados receberão pontuação adicional de 10% em provas para ingresso em programas de residência médica.
 

 

Além disso, Maria Auxiliadora afirmou o município fará parte do programa Rede Cegonha, que é uma estratégia do Ministério da Saúde, operacionalizada pelo SUS, que garante as gestantes o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada à gravidez, parto e puerpério.
 

 

“A Rede Cegonha oferece suporte de pré-natal, transporte tanto para o pré-natal quanto para o parto, acompanhante no parto, de livre escolha da gestante e também atenção à saúde da criança desde o nascimento até os dois anos de idade, com qualidade e resolutividade”, informou a secretária.
 

 

 


PORTARIAS
 

 

 


Durante o encontro nacional entre os secretários, foram assinadas importantes portarias para a atenção básica, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Dentre as portarias assinadas, a secretária pontuou: a que visa a expansão do acesso das equipes de Atenção Básica ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica de 2013, a universalização do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), e a ampliação dos recursos para construção, ampliação e forma de Unidades Básicas de Saúde no Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (Requalifica UBS) e das UBS Fluviais.
 

 

Maria Auxiliadora destacou outra portaria de grande relevância: a que beneficia os agentes comunitários de saúde, com a fixação do valor de R$ 950 por agente a cada mês, como incentivo financeiro. “Esse encontro foi muito importante, pois tivemos a oportunidade de conhecer os programas do Governo Federal e também ganhamos as orientações necessárias para que o município seja inserido nos programas”, informou.





Fonte: Barra1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/29111/visualizar/