Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 30 de Junho de 2006 às 10:31
Por: Rosane Brandão

    Imprimir


A Escola Estadual Olavo Bilac, localizada no município de Rondolândia ( 1.600 km a Noroeste de Cuiabá), está levando arte para dentro das salas de aula. Alunos e professores estão revelando seus talentos desde a implantação do projeto “Arte e Dança na Escola” em abril deste ano. Cerca de 40 alunos, com idades entre nove e 18 anos, participam dos projetos.

A professora Dileuza Ribeiro de Souza, idealizadora do projeto, explica que ele foi criado para incentivar a comunidade a participar das atividades escolares e como conseqüência despertar o interesse do aluno pelo estudo. “Nós estamos descobrindo muitos talentos, é por meio desse tipo de trabalho que encontramos grandes astros e estrelas”, disse ela, lembrando que vários alunos, além de participarem das atividades com belas apresentações ainda estão se dedicando muito mais aos estudos.

No curso de dança, que é ministrado por Dileuza, são trabalhados vários estilos e ritmos como forró, cowntry, dança do ventre, entre outros. Já no teatro, o professor Antônio Ribeiro de Almeida é o encarregado de adaptar alguns textos da literatura à linguagem teatral, e que depois são interpretados pelos alunos.

Os ensaios, que são realizados aos sábados e aos domingos fora do período da aula, demonstram o interesse dos estudantes em participar dos eventos e também a vontade da escola em se abrir aos finais da semana para o envolvimento da sociedade. As turmas, da dança e do teatro, são divididas em dois grupos, um infantil para alunos de 9 a 14 anos e outro para que tem acima de 14 anos. Cada grupo tem em média 10 integrantes.

A aluna Rarielly dos Santos, 11 anos, participa a pouco tempo das aulas de teatro, mas já se mostra interessada pela arte. “Eu gosto muito das aulas de expressão corporal, os movimentos com gestos é o que mais me atrai”, observou.

O Diretor da unidade escolar, Márcio Greike Araújo, ressalta que este projeto reforça o trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores. “Nós procuramos complementar o processo de ensino-aprendizado levando a arte e a cultura aos nossos estudantes”, destaca o gestor, ao acrescentar que “é muito importante ver como cada aluno se envolve com a dança e o teatro, eles se entregam totalmente”, finalizou.




Fonte: Secom/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/291657/visualizar/