Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 29 de Junho de 2006 às 15:05
Por: Jonas de Deus

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses), por meio do MT-Laboratório, iniciou o curso de “Biossegurança Laboratorial” para 40 profissionais de laboratórios públicos e privados que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A capacitação teve início na última quarta-feira (28.06) e prossegue até sexta-feira (30.06), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, em tempo integral.

De acordo com o diretor geral do MT-Laboratório, biomédico João Batista Calabresi Villa, a finalidade do curso é dar segurança aos técnicos e profissionais no manuseio de exames bem como evitar a auto-contaminação. Ele explica que o significado da palavra biossegurança pode ser entendido por seus componentes: Bio (do grego bios) significa vida e segurança se refere à qualidade de ser ou estar seguro.

Portanto, biossegurança é o conjunto de medidas preventivas que tem como objetivo proteger a saúde e a segurança dos seres humanos ou mesmo dos animais e vegetais dos diferentes riscos produzidos por agentes biológicos, físicos, químicos e mecânicos. Por isso, em um laboratório, onde se convivem no mesmo espaço equipamentos, reagentes, soluções, microorganismos, pessoas, papéis, amostras, dentre outros, é necessário tomar todos os cuidados necessários para se trabalhar com segurança.

Dos 40 profissionais que participam do curso, 25 são de laboratórios localizados em municípios que compõem os Escritórios Regionais de Saúde (ERS) de Alta Floresta, Peixoto de Azevedo, Juína e Juara. Os outros 15 profissionais são do próprio laboratório, do MT-Hemocentro, Laboratório Central de Cuiabá (Lacec), do Hospital Universitário Júlio Müller, Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), do Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Nos próximos dias 10, 11 e 12 de julho, a capacitação reunirá, no Hotel Mato Grosso Palace, em Cuiabá, outro grupo das regiões de Sinop, Porto Alegre do Norte, Colíder e São Félix do Araguaia. Já, na última semana, o curso foi realizado para outros 25 profissionais que atuam nas regionais de Cáceres, Pontes e Lacerda e Diamantino. “O objetivo é que o curso possa ser efetuado para o maior número de pessoas que atuam na área de saúde”, disse.

O curso é certificado pela Escola de Saúde Pública (ESP). Entre os temas que são abordados estão: segurança geral em laboratório, transporte de amostras, vigilância médica, primeiros socorros, resíduos de serviços de saúde, segurança química, descontaminação, uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPI) e coletivo (EPC), entre outros.

As aulas são ministradas por profissionais do MT-Laboratório, que foram treinados pelo Ministério da Saúde (MS) e qualificados para serem multiplicadores das informações. Vale lembrar que o MT-Laboratório é referência estadual nas análises de interesse de saúde pública, apoiando o Sistema Estadual de Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Ambiental, além de realizar os procedimentos laboratoriais de média e alta complexidade para complementação de diagnóstico e os exames de citopatologia para diagnóstico e acompanhamento do câncer.

O laboratório possui cerca de 160 servidores, entre biomédicos, farmacêuticos bioquímicos, médicos, biólogos, enfermeiros, auxiliares de laboratório e outros profissionais da saúde. Os serviços laboratoriais estão sendo atendidos em três frentes: Coordenadoria de Laboratório de Saúde Pública (Lacen), Coordenadoria de Análises Clínicas e Coordenadoria de Citopatologia. O MT-Laboratório está localizado junto ao Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), na Prainha, em Cuiabá.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/291798/visualizar/