Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 23 de Junho de 2006 às 20:20
Por: Nika Pereira

    Imprimir


Os alunos da rede pública e privada de ensino de Mato Grosso já podem se inscrever para mais uma Olimpíada Brasileira de Física (OBF). O evento está sendo organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), esta é 8º edição e será realizada no segundo semestre deste ano em todo o país.

É a quarta vez que o estado participa da OBF, sempre com um número crescente de participantes. No ano passado, foram 1.529 alunos de 84 escolas de ensino médio. No total, Mato Grosso tem 502 escolas de Ensino Médio, nas quais estão matriculados 151.359 alunos.

A expectativa é que o número de participantes deste ano seja superior a de 2005, aumentando as chances de medalhas. “Eles querem ganhar o mundo e mostrar o talento”, disse o coordenador estadual da OBF em Mato Grosso, Alberto Sebastião de Arruda, professor da Universidade Federal de Mato Grosso. Seja como for, a OBF traz benefícios para quem participa dela. “Os alunos sempre encontram problemas nos quais eles ainda não tinham pensado”, diz Arruda. “Assim eles podem fazer uma autocrítica em relação aos seus conhecimentos”.

A OBF tem como objetivo usar a competição intelectual como veículo capaz de despertar e estimular o interesse pela Física, melhorar seu ensino e incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas. Ela serve também de preparação para a Olimpíada Internacional de Física (IPhO, na sigla em inglês), que neste ano será em Cingapura e no ano que vem no Irã, e para a Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF), que em 2006 acontecerá em Portugal e em 2007, na Argentina.

As inscrições para o cadastramento dos professores de escolas de Ensino Médio de todo o país, que desejarem que seus alunos participem, poderão ser feitas até o dia 15 de julho. Depois de credenciados, os professores podem inscrever quantos alunos quiserem para a primeira fase da OBF. As provas ocorrerão no dia 12 de agosto.

Geral

O prazo para a inscrição dos alunos vai até 9 de agosto. Em 2005, participaram 45.625 alunos de 3.072 escolas de todo o país. A expectativa é que neste ano o número de estudantes cresça o atingindo o dobro de alunos inscritos. Mais informações: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/293002/visualizar/