Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 20 de Junho de 2006 às 19:34

    Imprimir


Quinhentos e quarenta e três. Este foi o número de alunos da rede estadual de ensino de Mato Grosso aprovados no processo seletivo da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT) deste ano. Ao todo mais de 27 mil candidatos disputaram as 2.574 vagas ofertadas pela instituição no processo seletivo 2006.

Em todo o Estado, as escolas estaduais de Rondonópolis foram as que apresentaram um melhor desempenho no certame, com 332 aprovações. Em segundo e terceiro lugar estão Várzea Grande e Cuiabá respectivamente, com 61 e 43 alunos aprovados na UFMT.

Também obteram êxito alunos das escolas estaduais de outros municípios mato-grossenses, como Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, São Felix do Araguaia, Sinop, Tangará da Serra, Terra Nova do Norte, Torixoréo e Sorriso.

Aprovado em Ciências Contábeis, Elenilson dos Anjos Rocha, de 18 anos, conta que está adorando o curso que iniciou há duas semanas. “É a realização de um sonho o qual atribuo a minha dedicação aos estudos e também à qualidade de ensino que recebi na Escola Estadual Major Otávio Pitaluga, onde os professores possuem excelente formação e que sempre se empenharam em ministrar uma aula com qualidade”.

A secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, destaca que o sucesso no índice de aprovação é um mérito das escolas que buscam ofertar um ensino de qualidade. “É fundamental que a unidade escolar invista em projetos pedagógicos que tragam melhoria no processo ensino-aprendizado. Disto depende o futuro dos alunos”.

Ela destaca ainda que o Governo ao longo dos três últimos anos também investiu na melhoria da qualidade do ensino, por meio de diversos programas e projetos que integram Escola Atrativa, como o Aprimorar – que visa as formações Inicial (graduação) e Continuada (Workshops, seminários, oficinas, entre outros) dos professores.

Além dos 543 alunos oriundos das escolas estaduais de Mato Grosso, outros 220 são oriundos de escolas estaduais de outros Estados, 315 são de escolas particulares do interior do Estado e de outros Estados e 1.389 não declararam em qual instituição estudaram. Os outros estudantes de escolas particulares de Cuiabá e Várzea Grande.

Exemplo

Entre as unidades escolares da rede estadual de ensino, a que obteve o maior índice de aprovação na UFMT foi a Escola Estadual “Major Otávio Pitaluga”, localizada no município de Rondonópolis. Um total de 77 alunos desta unidade escolar garantiram vaga na Universidade.

“Sempre privamos pela qualidade do ensino que é ofertado em sala de aula. É o excelente desempenho dos nossos estudantes no vestibular demonstra que estamos no caminho certo”, destacou a ex-diretora da escola e professora de história, Madalena Vitória Silveira Alves.

Ela ressalta que a escola se destacou não só na UFMT, mas em outros vestibulares de universidades públicas e privadas de Mato Grosso e de outros Estados. “Tivemos 200 alunos aprovados nas universidades: do Estado de Mato Grosso (Unemat); Federal do Estado de Mato Grosso do Sul (UFMS), de Cuiabá (Unic), de Várzea Grande (Univag), Pontifícia Universidade Católica (PUC), entre outras”.

Madalena reforça que pode atribuir o alto índice de aprovação, a alguns fatores que contribuem consideravelmente na melhoria da qualidade da educação e do ensino-aprendizado, como: 99% dos professores da escola possuem curso de especialização; e frequentemente são desenvolvidas no âmbito escolar ações de socialização que visam despertar no aluno o interesse pela escola.

“Promovemos concurso de redação, gincana social e orientamos nossos estudantes a participarem de campeonatos locais e nacionais de incentivo ao aprendizado e conhecimento, como a Olimpíadas da Matemática promovida pelo Ministério da Educação (MEC)”, destaca ela.

Ainda voltado para a qualidade do ensino, a escola realiza mini-cursos em parceria com a UFMT, Centro Superior de Ensino de Rondonópolis (Cesur) e Universidade de Rondonópolis (UNIR). “Os cursos de redação, História de Mato Grosso e Geografia, entre outros, acontecem na própria escola. Além de todas estas ações, ainda acontecem aulas de reforços e grupos de estudo”, observa.

O empenho dos 77 servidores da escola em prol da qualidade do ensino é reconhecido pela sociedade rondonopolitana. Após uma pesquisa com a população, a escola recebeu o troféu da melhor unidade escolar do município. A iniciativa foi do Clube de Diretores Lojistas (CDL) e Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis (ACIR).





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/293601/visualizar/