Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 19 de Junho de 2006 às 12:11

    Imprimir


A partir de hoje (19.06), as pessoas não alfabetizadas com idade acima de 15 anos podem se inscrever para a 5ª etapa do Programa Brasil Alfabetizado/LetrAção. Já as pessoas que moram nas comunidades ribeirinhas poderão se inscrever no programa de alfabetização específico: Brasil Alfabetizado/Pescando Letras.

As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de julho. Para fazer parte dos projetos, que têm por objetivo reduzir sensivelmente o analfabetismo em Mato Grosso, o interessado deve se cadastrar em uma das Assessorias Pedagógicas ou nas Secretarias de Educação dos 141 municípios do Estado.

Em Cuiabá, as inscrições podem ser feitas na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que fica localizada no Centro Político Administrativo, rua projetada B, s/n.

O cadastro também pode ser realizado pelo Disque-Alfabetização: 0800 647 6325, mantido pela Seduc, por meio da Superintendência de Ensino e Currículo e também pelos telefones: (65) 3613-6325 ou 3613 6447.

As pessoas podem se cadastrar individualmente ou se integrar a uma das turmas formadas por alfabetizadores-voluntários. O processo acima também serve para cadastramento dos alfabetizadores que devem preencher os seguintes requisitos: ter nível superior, com habilitação em Pedagogia ou Letras; ou estar fazendo curso superior na área da educação, com experiência em alfabetização de adultos.

Os dois projetos – “LetrAção” e “Pescando Letras” - são desenvolvidos pelo Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso com vistas a combater o analfabetismo no Estado.

Inovação

O “Pescando Letras” é uma inovação dos governos, para que os pescadores tenham acesso a uma proposta pedagógica diferenciada, respeitando a cultura, a experiência e a realidade local. O projeto é direcionado aos pescadores artesanais e trabalhadores diretos da pesca.

Brasil Alfabetizado

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas não alfabetizadas no Brasil caiu de 13,8% para 11,6%, de 1998 para 2003.

O número de analfabetos em Mato Grosso, segundo dados do IBGE/2003, era de 224 mil pessoas, de um total de 2,01 milhões de habitantes, ou seja, 11% dos jovens e adultos.

Com o projeto “LetrAção”, já foram alfabetizados em Mato Grosso cerca de 39,5 mil pessoas, isso desde 2003. Atualmente, 14.439 jovens e adultos estão cursando o programa em todo o Estado.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/293834/visualizar/