Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 18 de Junho de 2006 às 09:10

    Imprimir


O presidente da Bolívia, Evo Morales, pediu aos moradores de um paupérrimo povoado andino que façam uma torta de folha de coca para que ele possa presentear o presidente cubano, Fidel Castro, por ocasião de seu aniversário de 80 anos, no dia 13 de agosto.

"Que bom seria fazer uma grande torta e mandá-la para o 'avô sábio' [Fidel Castro]", pediu Morales aos indígenas aimaras de Escoma, um povoado de difícil acesso no meio das montanhas andinas, cerca de 50 km de La Paz.

Com a ajuda venezuelana, a Bolívia se propõe a industrializar a folha de coca, uma folha andina de comprovados valores nutritivos, mas que também serve de base para a fabricação de cocaína.

Morales oferece o presente a Fidel em agradecimento pela doação de um Hospital oftalmológico na cidade boliviana.

Morales não poupa elogios às missões de médicos cubanos, em torno de 700, que levam assistência gratuita à população rural carente em seu país.

"Até agora foram mais de 500 mil assistidos (na Bolívia). A 'Operación Milagro' (oftalmológica) operou gratuitamente mais de 10 mil bolivianos" nas últimas semanas, apesar da tenaz oposição de organizações colegiadas de médicos locais, completou Morales.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/294075/visualizar/