Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 18 de Junho de 2006 às 06:30

    Imprimir


A rede terrorista Al Qaeda planejou usar gás letal no metrô de Nova York em 2003, mas desistiu do ataque 45 dias antes por decisão do "número dois" da organização, Ayman Al-Zawahiri, segundo partes de um livro publicadas hoje pela "Time".

Um informante próximo à direção da Al Qaeda revelou aos serviços secretos americanos que Al-Zawahiri cancelou o plano em janeiro de 2003, apenas um mês e meio antes de ser executado, revela o jornalista Ron Suskind, ganhador de um prêmio Pulitzer, no livro "The One Percent Doctrine".

A célula encarregada do ataque ao metrô nova-iorquino tinha projetado um sistema que permitiria lançar o gás em vários vagões, através de uma bomba simples, mas eficaz, que a CIA conseguiu reproduzir com o material encontrado no computador de um terrorista detido em fevereiro de 2003 na Arábia Saudita.

Segundo Suskind, a invenção da Al Qaeda, que unia dois tipos de gases em uma mistura tóxica similar à utilizada pelos nazistas, representava no mundo do armamento terrorista "o equivalente à divisão do átomo".

No entanto, quando o homem da Al Qaeda na Arábia Saudita visitou Al-Zawahiri para informá-lo sobre seus planos, o braço direito de Osama bin Laden ordenou que eles fossem abortados, por razões aparentemente desconhecidas.

O livro assegura que o presidente dos Estados Unidos, George W.

Bush, teve em suas mãos o protótipo do sistema elaborado pela CIA em março de 2003 e alertou o Governo da ameaça.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/294101/visualizar/