Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 15 de Junho de 2006 às 10:20

    Imprimir


Hoje é comemorado o dia de Corpus Christi, data religiosa comemorada pela igreja católica. Corpus Christi, traduzido do latim, significa literalmete "Corpo de Cristo". O dia do Corpo e Sangue de Cristo, dia da Santa Eucaristia ou Comunhão, é comemorado por milhões de fiéis em todo o mundo. História

A festa teve origem em Orviedo, cidade italiana, em 1263. Conta-se que um sacerdote chamado Pedro de Praga, de costumes irrepreensíveis, vivia angustiado pro dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo, em Roma, para pedir o dom da fé. Ao passar por Bolsena (Itália), enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido da dúvida. Na hora da Consagração veio a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva, manchando o corporal e as toalhas do altar sem manchar as mãos do sacerdote, pois parte da hóstia que estava entre os seus dedos conservou as características do pão ázimo.

Por solicitação do Papa Urbano IV, que na época governava a igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão do Corporal Eucarístico. Em 11 de agosto de 1264, o Papa lançou de Orviedo para o mundo católico por meio da bula "Transiturus do Mundo" o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra ao Corpo do Senhor.

Comemorações

Com a hóstia grande consagrada e exposta num hostençório vistoso, o padre ou o bispo, usando vestes de pompa, carrega o Santíssimo Sacramento pelas ruas e praças. O povo reza pela pátria, pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, pela Igreja e pelas autoridades; recita o terço e canta velhas canções da tradição da Igreja. Em muitas cidades o povo enfeita as ruas para a passagem do Santíssimo, a exemplo do que se fazia antigamente nas visitas dos reis a determinados locais. A celebração de hoje é marcada por um espírito de alegria.





Fonte: RMTonline

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/294603/visualizar/