Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 14 de Junho de 2006 às 20:10

    Imprimir


A Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil imunizou em Cuiabá um total de 29.947 crianças de até cinco anos, o que corresponde a 78,5% de cobertura, do sábado (Dia D) até esta quarta-feira (14). A meta estipulada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é vacinar 48.128 crianças até o dia 4 de julho. A vacina Sabin está disponibilizada nas 29 unidades do Programa Saúde da Família (PSF), 30 centros de saúde e nas cinco policlínicas da rede municipal de saúde.

Na avaliação do secretário municipal de Saúde, Elias Nogueira Peres, a eficácia da campanha conta com o comprometimento da sociedade especialmente dos pais e responsáveis que levam seus filhos para vacinar, contribuindo para erradicação a paralisia infantil em Cuiabá. Das crianças de até um ano, 6.377 receberam a dose da vacina contra a poliomielite e as crianças de 1 a 4 anos, 23.570 foram imunizadas contra paralisia infantil.

“O balanço é positivo, considerando que foram apenas cinco dias de vacinação e ainda temos até o dia 4 do próximo mês para atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde”, avaliou o secretário. No ano passado, o alvo de 95% de vacinação do MS foi atingido em Cuiabá. Técnicos do Ministério explicam que a imunização em 95% das crianças quebra a cadeia de transmissão do vírus da poliomielite. Mesmo com gripe, rinite ou tosse, toda criança pode receber a dose.

Conforme Elias Nogueira, a rede municipal de saúde trabalha com 100% de cobertura, mesmo o Ministério da Saúde preconizando 95% de abrangência. “A prevenção é a melhor alternativa para evitar a paralisia infantil. A vacina ainda é melhor forma de ficar livre da doença”, sublinhou ele. A pólio foi erradicada do Brasil e o último caso registrado no Brasil data o ano de 1989. Em Mato Grosso, o último registro de paralisia infantil foi em 1986.

“Desta forma é preciso manter o padrão de imunização para que a doença não volte a se manifestar”, frisou. O secretário, que também é médico sanitarista, informa que o polivírus ainda está presente em outros países como a Índia e os continentes africano e asiático. Por conta disso, é importante ficar alerta e cumprir as normas do Ministério. Elias Nogueira lembra que segunda fase da Campanha Nacional está marcada para o dia 26 de Agosto deste ano.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/294690/visualizar/