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Economia
Sexta - 09 de Junho de 2006 às 08:21
Por: Marcondes Maciel

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Nem mesmo a crise do agronegócio conseguiu apagar a chama do otimismo que envolve o mercado de luxo da Grande Cuiabá, às vésperas do Dia dos Namorados, a ser comemorado no próximo dia 12. O segmento de jóias, relógios, presentes, roupas de grife, calçados e acessórios, por exemplo, aposta em um incremento acima de 10% em relação ao ano passado. “Só não será melhor por causa da crise, que chegou ao nosso segmento com o poder de inibir o consumo, especialmente da classe média. Mas existe a expectativa positiva”, admite a empresária Sílvia Lino, proprietária do grupo Corpo e Arte, com três lojas de grife em Cuiabá. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Roberto Carvalho de Almeida, concorda que a classe média foi a mais afetada pela crise. “É verdade que a população perdeu o seu poder aquisitivo nestes últimos anos, mas o mercado de luxo sempre terá o seu espaço no mercado, principalmente nesta época do ano”, afirma. Na opinião da empresária Jamille Grunwald Guizardi, que administra uma das grifes mais famosas do País -- a mato-grossense Princess Jóias -- com lojas em Cuiabá, Campo Grande e São Paulo, o mercado de luxo sempre estará em expansão, independentemente das crises.

“As marcas de luxo valorizam o status e são importantes instrumentos para definir a posição social de qualquer pessoa. Afinal, o valor agregado do produto não está no preço, mas na marca”, ressalta. Por isso, ela acredita que muitas pessoas optam por produtos que preenchem o seu espaço emocional, investindo em produtos considerados caros porque esses proporcionam marketing pessoal e afirmam a personalidade própria.

Por conta do otimismo que envolve este mercado às vésperas do dia 12, muitas lojas estão oferecendo facilidades para incrementar as vendas do mês de junho.

Também de olho neste filão de mercado está a Corpo e Arte by Sílvia, a única loja em Mato Grosso inserida no segmento de moda feminina a oferecer cerca de 30 grifes exclusivas, entre marcas nacionais e internacionais. Além de André Lima, integram o rol das grifes de luxo encontradas na Corpo e Arte marcas como Fause Haten, Madame X, Saad, One Up, Track&Field, Diesel e Francesca Giobbi.

Além da boa qualidade das peças, clientes e visitantes, a Corpo e Arte by Sílvia dispõe de outros serviços e conta com um atendimento diferenciado em todos os setores da loja.

“Nosso objetivo não é vender roupas, mas realizar sonhos e desejos, fazendo da venda uma conseqüência do que temos a oferecer”, lembra Sílvia. Além de roupas, a loja oferece também calçados e acessórios (bolsas, cintos e bijuterias) de grifes famosas.

Segundo a empresária, apesar da crise que ronda Mato Grosso, o mercado de luxo vem dando uma boa resposta e está em contínuo crescimento. “Para o Dia dos Namorados deste ano estamos oferecendo algumas vantagens aos nossos clientes, como descontos e facilidades nas vendas que forem realizadas a prazo”.

A Princess Jóias é outra loja que aposta no Dia dos Namorados para alavancar vendas. “Estamos otimistas e acreditamos que teremos um incremento acima de 10%”, afirma a proprietária da loja, Jamile Grunwald, lembrando que é mais fácil dar jóias de presente do que roupa ou sapato, por exemplo. “Roupa acaba, bolsa sai de moda, a flor morre. As jóias são eternas e passam de geração para geração”.

Na Princess Jóias, são vistas não apenas jóias de alto valor agregado mas também outras opções em presentes, como relógios, cristais, canetas, pratas e outros produtos finos. “Temos opções para todo gosto e preço. O cliente é que escolhe o que quer dar para sua namorada”, arremata Jamile. (Veja mais na página C2)





Fonte: Diário de Cuiabá

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