Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 06 de Junho de 2006 às 19:50
Por: André Xavier

    Imprimir


O governador Blairo aprovou na tarde desta terça-feira (06.06.06), em seu gabinete, o projeto arquitetônico do Jardim Botânico do Estado e Mato Grosso apresentado em exibição datashow e peça encadernada por técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente acompanhados do secretário Marcos Machado.

A apresentação foi feita pelo próprio autor do projeto, arquiteto João Pedro D´Ornellas, e pela gerente do Jardim Botânico, Mari Gemma De La Cruz, que é mestre em Etno-botânica. Participou da audiência ainda o presidente da Empresa de Pesquisa e Extensão Rural do Estado de Mato Grosso (Empaer), Aréssio Paquer.

“O próximo passo agora é a busca de parcerias para viabilizar o projeto”, disse Marcos Machado, ao sair da audiência. De acordo com ele, o governador gostou e aprovou o projeto. Porém, tudo vai depender dessas parcerias que o Governo do Estado buscará junto à iniciativa privada para realizá-lo, já que o Estado passa por contingenciamento de despesas.

O Jardim Botânico do Estado de Mato Grosso foi criado efetivamente no último dia 26 de maio para ocupar uma área de 67,6630 hectares na Avenida Antártica, ao lado da Ambev, em Cuiabá. "O diretor do Jardim Botânico do especialista do Rio Grande do Sul e a coordenadora de Jardins Botânicos do Rio de Janeiro quando estiveram em visita em Cuiabá disseram que a área para a criação do nosso Jardim Botânico é uma das melhores do Brasil”, afirmou Machado.

De acordo com o secretário, a criação do Jardim Botânico em Cuiabá possibilitará também a implantação de um viveiro de plantas da Empaer. O programa visa melhorar a qualidade de vida da população, utilizando para isso a flora mato-grossense abundante e à disposição de todos na fabricação de medicamentos naturais.

Marcos Machado alertou às comunidades que vivem no entrono do Jardim Botânico para que não joguem lixo, não desmatem e nem façam queimadas no local pois o Jardim Botânico é mais um grande projeto ambiental de interesse de Mato Grosso e de sua população”, ressaltou.

Determinação histórica

Em 1825, através de uma portaria do rei D. Pedro I, foram autorizadas a criação e implantação do Jardim Botânico em Cuiabá. Passaram-se 181 anos e essa deliberação imperial ainda não foi atendida. Somente em agosto de 2004, a proposta do Jardim Botânico em Cuiabá foi recuperada com estudos desenvolvidos pelo governador Blairo Maggi, por meio da Setec e da Empaer, durante os trabalhos do grupo elaborador do programa Estadual de Fitoterápicos, Plantas Medicinais e Aromáticas - Fitoplama.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/296389/visualizar/