Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 04 de Junho de 2006 às 07:54

    Imprimir


Uma nova etapa da Campanha Nacional contra a Paralisia Infantil será realizada em Mato Grosos na próxima semana. A abertura será no dia 7 de junho, às 9h, na creche Santa Inês, localizada no bairro Dom Aquino, em Cuiabá. O término desta etapa está previsto para o dia 30 de junho.

Com o slogan "O seu filho quer duas gotinhas de sua atenção", o dia D está programado para o dia 10 de junho, onde postos e unidades de saúde estarão à disposição durante todo o dia. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) vai disponibilizar 439 mil doses da vacina Sabin aos municípios mato-grossenses. No Estado, o objetivo é imunizar 283.077 crianças menores de cinco anos.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Lourdes França, para esta campanha estarão disponíveis 1.300 postos de saúde, envolvendo cerca de 4 mil profissionais, entre servidores públicos e voluntários. Cada município desencadeará sua ação conforme orientação do Estado, visando o cumprimento da meta do Ministério da Saúde (MS), de 95% de cobertura vacinal.

Também está sendo colocado à disposição dos usuários do SUS o Centro de Referencia de Imunos-especiais (CRI), que disponibiliza para crianças imuno-deprimidas ou que têm contato com adultos imuno-deprimidos, a vacina Salk contra a poliomielite.

Conforme Lourdes França, não existe tratamento para a pólio, somente a prevenção (por meio da vacina) garante que a pessoa fique livre da doença. "É importante manter a vacinação contra a pólio em dia para que não haja o risco da doença voltar ao país, uma vez que ela foi erradicada na região das Américas, mas continua endêmica em outras regiões. O poliovírus, causador da enfermidade, pode ser reintroduzido no país, já que sua circulação ainda ocorre em países como a Índia, Paquistão e Nigéria", alertou a coordenadora.

Devido a esse fato, os pais devem levar seus filhos às unidades de Saúde para tomar as doses de reforço, exercendo especial cuidado em fazer isso na faixa etária de 1 a 4 anos, mantendo-as livres da doença.

Portanto, no próximo dia 11 de junho, os pais ou responsáveis deverão levar seus filhos menores de cinco anos a um dos postos de vacinação que serão disponibilizados em todos os municípios. "É importante levar o cartão da criança", lembrou Lourdes. Na ocasião, as vacinas em atraso serão atualizadas.

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação está marcada para o dia 26 de agosto. Nesse dia, as crianças devem voltar aos postos de vacinação para receber a segunda dose da vacina e garantir a imunidade contra a poliomielite, contribuindo para que a doença não retorne ao Brasil. Em cada uma das etapas da campanha, serão investidos R$ 99.076,95 mil do Ministério da Saúde (MS). A Secretaria de Estado de Saúde vai entrar com recursos humanos, apoio técnico e combustível.





Fonte: Redação com Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/296953/visualizar/