Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 31 de Maio de 2006 às 16:23
Por: Patrícia Neves

    Imprimir


As inscrições para a 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) podem ser feitas até o dia 9 de junho, sexta-feira.

Iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, a competição terá duas etapas, com uma prova em cada: a primeira no dia 29 de agosto e a segunda no dia 18 de novembro.

O objetivo da Olimpíada é estimular o estudo da matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes. Podem participar todos os alunos das escolas públicas municipais, estaduais e federais. A inscrição é individual e feita pelas escolas. Haverá provas em três níveis de ensino: I, para 5ª e 6ª série; II, para 7ª e 8ª; e III, para ensino médio.

Segundo a diretora do Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), Lúcia Lodi, a expectativa é a melhor possível, uma vez que os resultados foram ótimos no ano passado. Em 2005, participaram da competição mais de dez milhões de alunos de 31.030 escolas, de um total de 5.197 municípios brasileiros - o total é de 5.564. "A olimpíada de matemática é importante para estimular os alunos numa das disciplinas em que há mais dificuldades", afirma a diretora.

RESULTADOS - Segundo Lúcia Lodi, os resultados decorrentes da participação na olimpíada são variados. "É relevante sublinhar a capacitação e a importância do pensamento matemático na formação do aluno e do cidadão, contribuindo para um bom desempenho escolar e participação ativa na sociedade", considera. A experiência mostra que muitos participantes de olimpíadas de matemática melhoram seu desempenho em outras áreas e disciplinas escolares. E os números evidenciam que vários apresentam excelentes índices de aprovação em vestibulares de todas as áreas e nas mais renomadas instituições de ensino superior do Brasil. "O êxito da olimpíada de 2005 revelou que a competição acaba envolvendo alunos, professores e toda a comunidade escolar", observa a diretora.

As escolas interessadas em participar devem abrir a página eletrônica http://www.obmep.org.br/. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones 0800-616161 e (21) 2529-5084. Em Mato Grosso, os interessados podem procurar o Prof. Martinho, pelo telefone (65) 3615-8917, no Departamento de Matemática da UFMT. (Assessoria de Comunicação do MEC)





Fonte: UFMT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/297664/visualizar/