Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 31 de Maio de 2006 às 15:52

    Imprimir


Uma iniciativa inédita no país vai levar a formação para os profissionais que trabalham dentro da escola. Trata-se do Profuncionário, implantado pelo Ministério da Educação, que teve como referência o projeto Arara Azul, da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc).

O reconhecimento veio durante o Seminário Nacional sobre Política de Valorização dos Profissionais da Educação realizado em Brasília em 2005, onde a equipe de Formação da Seduc apresentou o projeto. A partir daí o Mec resolveu adotar a ação e implantar em cinco Estados como forma de projeto piloto. Os estados escolhidos foram Pernambuco, Paraná, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Piauí. Agora, o projeto está sendo apresentado a todas as Unidades da Federação.

O Profuncionário está sendo executado pelo Mec e Universidade de Brasília (UNB) em parceria com Estados e Municípios. Nesta terça-feira (30.05), uma equipe da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) apresentou o projeto para representantes da Seduc, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Conselho Estadual de Educação e Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep).

Para a coordenadora geral de Monitoramento de Planos e Programas e Projetos Educacionais da SEB/MEC, Tânia Pasqualini, o Profuncionário vai levar tanto a formação como também a transformação desses profissionais. “A mudança é significativa. Logo percebemos que ele muda o comportamento, passa a querer participar mais do processo da escola, e Mato Grosso tem grandes exemplos nisso pela Arara Azul é por isso nos baseamos nesse projeto”, disse.

Tânia afirma ainda que essa é a primeira vez na história da educação do Brasil que o Ministério destina recurso para a formação desse profissional. “É uma maneira de tanto formar como valorizar, trabalhar a auto-estima e deixar claro da importância dele para no dia a dia da escola, o quanto ele contribui para qualidade de ensino, e com isso ganha a escola e a educação”, define.

O presidente do Sintep, Júlio César Viana, que também esteve presente, destacou a necessidade da qualificação desses funcionários, principalmente nas cidades onde 50% dos alunos estão concentrados na rede municipal. “A escola não se define em aluno e professor, e muito menos em sala de aula. A qualificação desse profissional é uma conquista para a educação”.

O curso Técnico de Formação para o Funcionário da Educação está sendo aplicado a distância, via online, e presencial. O desenvolvimento desse projeto em Mato Grosso será analisado pela Seduc, por meio da Superintendência de Formação, pois o Estado já oferece, como forma pioneira, a formação desses profissionais pelo projeto Arara Azul.

“Ter o Arara Azul como uma referência nacional é resultado de muito trabalho e dedicação dessa equipe e desse Governo. Passamos um ano reestruturando todo projeto.

Hoje temos a honra de dizer que a Educação de Mato Grosso está sendo bem representada e temos a felicidade de até o final de 2006 ter qualificado 99% desses profissionais que trabalham nas escolas “, finaliza a superintendente de Formação, Mônica Agripina Botelho.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/297671/visualizar/