Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 29 de Maio de 2006 às 10:12
Por: Adriana Mendes

    Imprimir


A equipe Cachara do Norte, de Pontes de Lacerda, foi a grande vencedora da 5º etapa do 3º Campeonato Estadual de Pesca, realizado neste domingo (28/05), em Tangará da Serra. O segundo lugar foi conquistado pela equipe "Arroz Tio Dito", também de Pontes de Lacerda. O evento superou a expectativa dos organizadores.

A etapa do campeonato, organizado secretária de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) contou com a participação de 44 equipes inscritas, sendo 33 equipes de Tangará da Serra e 11 de outros municípios. A prova foi realizada na Fazenda Tangará (44 km do município), onde foram demarcados e sorteados os pontos de pesca no rio Septuba.

O coordenador do Campeonato Estadual de Pesca, Geraldo Donizete Lúcio, elogiou a iniciativa de mudança do local para realização do evento, em relação a área do ano passado. “Acho que o município e população saíram ganhando e fizeram uma grande festa”, ressaltou Donizete. A beleza da fazenda, onde o rio Setuba se encontra com rio Formoso, foi um dos atrativos à parte.

O prefeito de Tangará, Júlio César Ladeia, destacou a importância da parceira entre o Governo do Estado e os municípios . Na opinião de Ladeia, o movimento foi acima da expectativa. “Ano que vem deve ser ainda melhor, essa é nossa proposta, melhorar cada vez mais”.

Para a secretária de Indústria Comércio de Turismo de Tangará, Maria do Carmo Caparroz, a infra-estrutura e a beleza do local garantiram uma boa aceitação da população. “ Acredito que depois deste evento não temos como não temos como deixar de realizar o Campeonato de Pesca ”, enfatiza Caparroz.

A dobradinha das equipes de Pontes de Lacerda foi muito comemorada na entrega da premiação. Cinco equipes do município estiveram presentes em Tangará. O capitão da equipe vencedora Cachara do Norte, Anderson Clyton Brancher, disse que ficou surpreso com a vitória. “Ganhamos uma moto pescando três pêra”. Animado com a vitória, segundo Anderson , a moto deverá ser vendida para que a equipe participe de mais etapas do campeonato.

A equipe Arroz Tio Dito, que ficou em em segundo lugar, pegou duas piraputangas e foi premiada com um motor 15hp. De acordo com o líder da equipe, Alexandre Demarchi, a pescaria não estava nada fácil, mas valeu a pena participar. " Para quem gosta de pescar é muito gratificante quando ganha”.

Na Fazenda Tangará cerca de 1.200 pessoas ficaram acampadas no fim de de semana. Os shows, sábado à noite, atraiam cerca de 3.000 pessoas, segundo dados da Guarda Municipal de Tangará. Domingo durante todo dia várias atrações culturais se apresentaram.

Negro do Septuba (lenda) terá uma premiação especial.

Conscientização

O Grupo de Escoteiros de Tangará realizou ação de conscientização ambiental durante a 5º Etapa do Campeonato. “A proposta do Campeonato de Pesca é excelente e estamos aqui para colaborar”, diz Admir José Rafftti. Durante todo o dia, 14 escoteiros cataram o lixo e também alertaram o público presente sobre a importância de preservar a natureza, cuidar do rio e do entorno.

Promover ações de educação ambiental é uma dos objetivos do Campeonato Estadual de Pesca. De acordo com o regulamento cada município é obrigado a apresentar planos de coleta e disposição do lixo.

Classificação em Tangará

1º lugar equipe Cachara do Norte- Pontes de Lacerda ;2º lugar equipe Tio Dito, Pontes de Lacerda; 3º lugar, equipe Os Alvarengas, Tangará da Serra; 4ºlugar, equipe Sonorrata, de Mirassol D’Oeste e 5ºlugar, equipe Carajá, Cáceres.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/298237/visualizar/