Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 18 de Maio de 2006 às 07:55

    Imprimir


Os produtores rurais de Rondonópolis definiram o futuro do movimento no município depois da reunião de ontem, em Brasília. Eles decidiram manter o acampamento às margens das rodovias e aguardar até o dia 25 , quando o governo Federal deve divulgar um pacote com medidas que beneficiem o setor agropecuário. Até lá, eles continuarão a fazer bloqueios e distribuição de panfletos.

Nas rodovias o trânsito voltou ao normal. A movimentação foi grande nas indústrias e armazéns que estavam com acesso bloqueado. Somente em uma empresa, mais de 130 motoristas foram liberados para carregar ou descarregar os caminhões.

Pecuaristas

Os pecuaristas também aderiram aos protestos em Rondonópolis. O alvo para chamar a atenção do governo foi o fechamento do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea).

Trata-se de uma ação que já vem sendo realizada em outros municípios do Estado. Entre as reivindicações dos pecuaristas está o pedido de diminuição da carga tributária.

Brasília

Após a reunião de ontem, em Brasília, entre governadores dos principais estados produtores de grãos e o governo Federal, liderada pelo governador Blairo Maggi, de Mato Grosso, o ministro Roberto Rodrigues anunciou que será elaborada uma política estrutural definitiva para a agricultura, o seguro rural será ampliado, haverá incremento nos projetos de biodiesel, aumento do crédito rural e desoneração da produção. Esses e outros planos estratégicos devem ser efetivados a partir do dia 25 de maio. O agronegócio representa 40% do PIB brasileiro.

No entanto, de acordo com o movimento dos produtores, todas as medidas são virtuais até o momento. Na prática, nada foi concretizado. Indea fechado

Ontem, os pecuaristas também aderiram ao movimento dos agricultores. Aproximadamente 40 escritórios do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) foram fechados. Sem guias de transportes, os caminhões que transportam gado não puderam circular. O comércio fechou as portas e atos cívicos foram organizados em várias cidades do Estado em solidariedade aos produtores.

Em Tangará da Serra teve passeata e apitaço. As manifestações chegaram até ao centro de Cuiabá, com queima de pneus e gritos de ordem em frente à agência do Banco do Brasil. Em Rondonópolis e Campo Verde, os produtores queimaram fardos de algodão e uma colheitadeira. Em Sinop houve confusão entre manifestantes e funcionários do Indea, que foram agredidos verbalmente.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/300399/visualizar/