Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 17 de Maio de 2006 às 10:06

    Imprimir


Dezoito de maio é o dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Nesta data, todas as unidades de saúde da capital estarão sensibilizando e convocando a comunidade a participar do enfrentamento á violência sexual contra crianças e adolescentes.

Serão distribuídos materiais educativos sobre o tema que vão orientar a população a denunciar os maus tratos. “É preciso formar uma consciência nacional para denunciar e romper com esse ciclo de violência e proteger meninas, meninos e adolescentes”, disse a coordenadora do núcleo “A saúde em defesa da vida: acolhendo as vítimas de violência”, Alda Elizabeth.

O objetivo deste dia é mobilizar o governo e a sociedade para enfrentarem essa forma cruel de violação de direitos de meninas, meninos e jovens brasileiros.

Segundo Alda Elizabeth, a violência sexual praticada em crianças e adolescentes pode manifestar-se de diversas formas, sendo as de maior ocorrência, o abuso sexual dentro da própria família e a exploração sexual para fins comerciais, como a prostituição, a pornografia e o tráfico. Todas as suas expressões constituem crime e são, sem dúvida, cruéis violações dos direitos humanos. “Mais grave, ainda, é o medo de denunciar e a indiferença da sociedade por causa da cultura da impunidade dos agressores”, explicou Alda.

O dia de 18 de maio foi constituído pela Lei Federal no 9.970 como o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data foi escolhida em razão do crime que comoveu toda a nação brasileira em 1973, o Caso Araceli, em que uma menina de oito anos foi cruelmente assassinada após ter sido estuprada em Vitória, no Espírito Santo.

O telefone do disque-denúncia nacional é 0800-642 0500.

Programação:

Pronto Socorro

09h30- Conferência: “Enfrentando a violência” – Alda Elizabeth – médica pediatra 10h30- Distribuição de materiais educativos

Unidades Básicas de Saúde

10h30- Palestra: “Enfrentando a Violência” Local: PSF Jd. Vitória

15h30- Palestra: “Enfrentando a Violência” Local: Centro de Saúde São Gonçalo





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/300564/visualizar/