Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 17 de Maio de 2006 às 04:03
Por: Joanice de Deus

    Imprimir


O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, recebeu nesta terça-feira (16.05) uma comissão do Governo Regional da Província de Puno, Peru, que visita Mato Grosso com a finalidade de estabelecer com o Estado um intercâmbio de informações e troca de experiências na área de Saúde. A equipe é formada pelo diretor regional de Saúde do Governo de Puno, Yoan Maita Paulet, diretora de Saúde Individual, Honorata Otega Barriga, e Martiza Zabala Loza, diretora de Estatísticas e Epidemiologia.

De acordo com o assessor especial da Ses, Ney Pereira, a comissão vai receber informações gerais sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), as atribuições e competências da União, Estados e municípios, bem como as políticas públicas aplicadas pelo Estado em saúde. “A vinda da comissão trata-se de um programa de intercâmbio feito entre o Governo do Estado com a Província de Puno em diversas áreas visando a troca de experiências e integração profissional e acadêmica”, disse.

A Saúde preparou atividades com duração de três semanas. Nesta terça-feira (16.05), na Escola de Saúde Pública (ESP), foram realizadas as exposições “O Sistema Único de Saúde no Brasil”, “O Sistema de saúde em Mato Grosso”, “A estrutura geral da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso”, “A atenção à saúde individual no Estado de Mato Grosso”, “A atenção à saúde coletiva” e “Gestão em medicamentos”.

Na quarta-feira (17.05), a comissão acompanhará o funcionamento das superintendências e unidades descentralizadas da Saúde. Também está prevista a ida de uma equipe da Ses à província de Puno, em data ainda a ser confirmada.

O diretor regional de Saúde de Puno, Yoan Maita, destacou a importância da troca de experiência. Segundo ele, a província de Puno enfrenta problemas de desnutrição crônica em crianças menores de cinco anos, sendo que as causas são atribuídas aos hábitos alimentares. “As nossas ações em Saúde tendem a crescer com a troca de informações e na busca de projetos que estão dando certo em Mato Grosso no combate à desnutrição. Buscamos formas alternativas de alimentação para as nossas crianças e ficamos sabendo que Mato Grosso tem abrangência e que já traz bons resultados”, disse.

Em Mato Grosso, uma das ações que mais chamou a atenção dos peruanos foi a criação do Programa de Saúde da Família (PSF), que faz o acompanhamento nutricional da criança no Programa de Vigilância Nutricional da Família. Outros projetos existentes no Estado são o Programa de Suplementação Alimentar e o de Qualidade de Vida e Boa Alimentação.

Outro desafio é a redução da taxa de mortalidade materno-infantil que é de 170 por 100 mil habitantes. Puno conta com uma população de 1,3 milhão de habitantes, sendo 60% indígenas. A província tem registrado apenas sete casos de aids, que teriam ocorrido na fronteira com a Bolívia.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/300686/visualizar/