Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 15 de Maio de 2006 às 09:03

    Imprimir


Com 7.695 pontos, a equipe Jaú foi a vencedora da 3ª etapa do 3° Campeonato Estadual de Pesca de Mato Grosso realizado neste domingo (14.05) em São Félix do Araguaia (1.200 km a Nordeste de Cuiabá). A etapa do campeonato, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), teve a participação de 16 equipes, incluindo pescadores esportivos da própria cidade e de Luciara e Barra do Garças.

A 3ª etapa do campeonato fez parte das comemorações pelos 30 anos de emancipação política de São Félix. A abertura oficial foi na noite de sábado com a presença do prefeito João Abreu Luz e das demais autoridades locais. Foi a primeira vez que um campeonato de pesca foi realizado em São Félix.

A região é uma das mais belas do Araguaia e é famosa pelo festival de Praia (que acontece em julho), pelos lagos (são em torno de 200 entre pequenos médios e grandes) e pela diversidade dos ecossistemas do Cerrado e Floresta Amazônica. Protegidas pelo Parque Nacional do Araguaia, a região atrai biólogos, ornitólogos e pesquisadores da fauna e flora.

A equipe vencedora, a Jaú, é de São Félix e é composta por Agilson Nunes Braga e Oziel Saraiva. Eles tiveram muito trabalho para tirar da água um peixe da espécie Pirarara, que mediu 1,07 m. Foi quase meia hora de luta, até colocar na canoa o peixe, que, depois de medido, foi devolvido ao rio. Como o regulamento diz que cada centímetro do Pirarara vale 70 pontos, somente com o exemplar a equipe Jaú conquistou 7.490 pontos dos 7.695 pontos obtidos com outros peixes fisgados. A equipe ganhou um motor de popa de 15 HP, oferecida pela Sedtur. Para o campeonato estadual, a equipe leva 100 pontos.

BARRA DO GARÇAS - A segunda equipe colocada foi a Informatec 1, de Barra do Garças e integrada pelo casal Maurício Hirata e Alda Hirata. Esta equipe, que foi a campeã, no ano passado, obteve 945 pontos e conquistou para a etapa estadual 90 pontos. Como prêmio, eles levaram um kit completo de pesca. A terceira colocada, a Pesca K Nada, com 575 pontos (80 para o estadual) ganhou uma caixa com objetos de pesca.

As equipes concorrem à premiação estadual que dará um carro OKm a equipe primeira colocada ao final das 43 etapas, um motor de popa de 15 HP a segunda e um barco de seis metros para o terceiro lugar. A última etapa acontecerá em setembro, em Cáceres.

Outro participante local foi o índio Isarire Karajá, 46 anos, que nasceu na Ilha do Bananal. Funcionário da Funai há 22 anos, Isarire mudou-se há 11 anos para São Félix. Ele é o primeiro índio formado (2000/2005) pela extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em São Félix no curso de Ciências Contábeis. “Nasci pescando, tenho todas as manhas”, afirmou, bem-humorado, pouco antes de partir do cais em companhia da filha Carolina e do amigo Manoel Antenor. Sua equipe, a Filhos do Araguaia, ficou em quarto lugar.

Para a secretária do Turismo e Cultura, Mariuza Marinho Lopes, a expectativa é que para o próximo ano aumente o número de equipes. “O bloqueio nas estradas de certa forma inibiu um pouco a chegada de mais competidores. Mas consideramos que demos um grande passo para fazer crescer o turismo local”, disse Mariuza, que já entregou para a Sedtur e Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) alguns projetos turísticos para incrementar ainda mais a atividade.

O coordenador do campeonato, Geraldo Donizete Lúcio, também considerou bastante positiva a etapa em São Félix. ‘Foi a primeira vez que o município participou de um campeonato e tudo foi muito bem organizado, com as secretarias de Turismo e Meio Ambiente do município trabalhando em sintonia”, observou Geraldo, que representou a secretária do Desenvolvimento do Turismo, Yêda de Assis, juntamente com o árbitro da etapa, Wilson Silva Ferreira..

POTENCIAL - “O município de São Félix do Araguaia tem um potencial enorme na área do turismo”, afirma o secretário do Meio Ambiente, Carivaldo Almeida da Silva, mais conhecido como Cacá. Professor da rede estadual de educação, Cacá enumera os avanços conquistados na atual gestão com a criação do Conselho Municipal de Turismo – que se propõe a dar um rumo para o setor – ao lado de iniciativas de sua pasta, como a de criar uma organização responsável pela coleta seletiva do lixo. “Realizamos palestras nas escolas e comunidades conscientizando a todos da importância de se preservar o meio ambiente”, afirmou.

Mesmo com as dificuldades de acesso, já que a partir de Ribeirão Cascalheira são cerca de 300 quilômetros em estrada de terra, São Félix, que tem 7 mil habitantes, quer crescer na área do turismo investindo mais na divulgação. A estrutura hoteleira, que conta com 200 leitos divididos em quatro hotéis e duas pousadas, também precisa ser melhorada. Uma alternativa, segundo a secretária de Turismo, Mariuza, seria a criar mais áreas de camping. “Cursos no setor de turismo .





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/301052/visualizar/