Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 04 de Maio de 2006 às 08:04

    Imprimir


O governo do Estado de Mato Grosso deve lançar ainda este mês o projeto ‘Vale-Luz’. Através da iniciativa, famílias de baixa renda vão poder trocar latas de alumínio e garrafas PET, por vale créditos, que serão descontados na fatura de energia elétrica.

O projeto, iniciado pelo deputado estadual Carlos Brito (PDT) desde 2003, quando ainda secretário-chefe da Casa Civil, é uma parceria entre governo do Estado, através da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Aleris Latasa Reciclagem, empresa associada ao Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) e Centrais Elétricas de Mato Grosso (Cemat).

O Vale-Luz faz parte do ‘Reciclar – Programa Sócio Ambiental’, que tem como objetivo coibir a chegada dos resíduos sólidos ao meio ambiente, principalmente nos rios e córregos.

Além da questão ambiental, a iniciativa vai agregar, diretamente, valor econômico, já que a coleta e entrega destes produtos gerarão créditos, que serão abatidos no valor final da conta de energia. v “Além das famílias de baixa renda, o projeto vai beneficiar também entidades beneficentes, pois empresas com responsabilidade social poderão cadastrar uma entidade e transferir os vale-créditos, para que sejam descontados na fatura de energia da entidade escolhida”, declarou o articulador do programa, Carlos Brito, ressaltando que a maior importância do projeto será a educação ambiental. “É uma forma de resolvermos o problema pela causa e não esperar que esses produtos poluam os rios para então desenvolvermos políticas de coleta”.

Há seis meses, a Aleris instalou um projeto piloto no bairro Dom Aquino, em Cuiabá, num espaço cedido pelo governo estadual, a fim de avaliar a sustentabilidade financeira para o desenvolvimento do projeto no Estado. “Mato Grosso superou as expectativas. Fizemos uma análise de mercado e percebemos grandes possibilidades para o desenvolvimento do projeto”, destacou o representante do grupo Aleris em Mato Grosso, Antônio Carlos Cabral.

Após constatada a viabilidade econômica de Mato Grosso para implantação do projeto, Carlos Brito discutiu o assunto com o governador Blairo Maggi e com a secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania Terezinha Maggi. Ele se reuniu também com o presidente do Grupo Aleris e Diretor Executivo do Cempre, José Roberto Giosa e André Vilhena, respectivamente.

A minuta do contrato para implantação do Vale-Luz já foi encaminhada para a presidência da Rede Cemat, onde aguarda data para assinatura. A primeira unidade de coleta do Estado deverá ser instalada no Ganha Tempo, em frente a Praça Ipiranga, em Cuiabá, devendo, em breve, se estender a outros bairros da capital e municípios do interior.

Centro de Capacitação promove emprego e renda

O Centro de Capacitação em Reciclagem de Cuiabá é uma iniciativa da Aleris e do Cempre que têm, entre os principais objetivos, o de promover geração de emprego e renda. O Centro promoverá treinamento diferenciado para grupos, divididos por módulos. De acordo com Antônio Cabral, serão aplicados treinamentos para catadores, cooperativas, associações de moradores, entidades de classe e organizações beneficentes (módulo I); pequenos e microempresários e profissionais autônomos (módulo II); professores, alunos de escolas técnicas e universidades, membros de ONGs, jornalistas e agentes públicos (módulo III). O cadastramento dos interessados pode ser realizado na Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/303249/visualizar/