Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 23 de Janeiro de 2013 às 15:59
Por: Gilson Nasser

    Imprimir


O prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB), anunciou nesta quarta-feira, em entrevista a TV Cuiabá (Canal 47), que irá enxugar a máquina pública cortando inicialmente os cargos comissionados. Segundo o prefeito, dos mais de 900 cargos que existiam quando iniciou a gestão, serão apenas 400 que permanecerão, o que representa uma redução de 66% dos servidores comissionados.

 Walace explicou que, somente com esta medida, a prefeitura economizará cerca de R$ 1,2 milhão mensais. "Vamos promover o ajuste da máquina sem que isto prejudique a excelência dos serviços prestados ao cidadão. Por exemplo, Cuiabá que tem três vezes o tamanho de Várzea Grande tem 750 cargos de confiança e Várzea Grande tinha 900 numa disparidade imensa que mostra o inchaço", explicou o prefeito.

 Para obter êxito com este ajuste, o prefeito pediu apoio dos vereadores do município. Hoje, vários parlamentares são responsáveis por indicações políticas na prefeitura.

 Walace Guimarães salientou que não permanecerá nos quatro anos se preocupando com o aumento da folha. "Iremos mudar o que for necessário agora e estamos acabando com a cultura do empreguismo para beneficiar a sociedade. Desde a campanha eu dizia que não seria prefeito de folha de pagamento, mas da cidade", recordou.

 Outra medida que o prefeito adotará nos próximos meses será a convocação dos aprovados em concurso público realizado em 2011. Ele disse que recebeu um prazo de 100 dias do Ministério Público Estadual para analisar a situação de cada secretaria antes de fazer a convocação. "Já peço a compreensão dos contratados, mas será necessário fazer a substituição pelos concursados", frisou. Walace disse que a efetivação de servidores ajudará na arrecadação da Previvag, o fundo de previdência dos servidores públicos municipais.

 Folha de dezembro

 Em relação a folha salarial do mês de dezembro dos servidores públicos, que era de responsabilidade da gestão anteriordo atual vereador Maninho de Barros (PSD), o prefeito de Várzea Grande anunciou que será quitada até o final deste mês, já sob sua responsabilidade. Ele disse que tomou a decisão para beneficiar aqueles servidores que tiveram os contratos encerrados em 31 de dezembro.

 "Isso foi discutido com os sindicatos e achei justo porque os servidores que já não fazem parte do quadro da prefeitura só iriam receber quando ocorrer a sobra de caixa", colocou. Ele disse ainda que a expectativa é de regularizar os salários dos servidores até o mês abril, quando a prefeitura já estiver recolhendo o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano). "Vou para a rua pedir que a sociedade faça sua parte pagando o imposto em dia", avisou.

 Outro ponto importante para os servidores públicos abordado pelo prefeito foi em relação ao banco que gerencia a conta salário deles. Segundo o prefeito, será lançado nos próximos dias uma concorrência pública para definir qual banco fará os serviços, já que o contrato com o Santander vence em março.

 Porém, o prefeito revelou que o município deve cerca de R$ 400 mil ao banco por conta de empréstimos consignados realizado pelos servidores. Ele explicou que os valores descontados dos salários dos funcionários não eram repassados ao banco.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/30480/visualizar/