Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 17 de Abril de 2006 às 09:40

    Imprimir


O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, estará hoje em Cuiabá para participar de um seminário promovido pelo PSDB sobre o futuro da agropecuária no Brasil. O encontro será no Centro de Eventos da Acrimat.

A intenção é reunir palestrantes para um debate sobre as alternativas para o setor agropecuário. Participarão do evento o presidente do diretório Nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati, Geraldo Alckmin, José Roberto Mendonça de Barros, Marcos Jank, Rogério Salles e Xico Graziano.

O Instituto Teotônio Vilela quer realizar seminários em todo o país para debater os principais problemas da atualidade brasileira. Pela relevância do estado no processo de desenvolvimento do mercado agropecuário nacional, os tucanos escolheram Mato Grosso para sediar os debates sobre a conjuntura atual e as alternativas de futuro para o setor. O evento, realizado em parceria com o Diretório Regional do PSDB e o ITV de Mato Grosso, está previsto para começar às 14h. O seminário no Estado terá o nome "Renovar Idéias: o futuro da Agropecuária no Brasil".

Plano de desenvolvimento

O evento é uma iniciativa de contato direto entre lideranças empresariais, intelectuais e políticas, com o intuito de agregar subsídios e definir um amplo Plano de Desenvolvimento Econômico e Humano para o Brasil. No final do seminário será produzida uma carta com reivindicações do setor agropecuário.

Palestrantes

José Roberto Mendonça de Barros - Economista, com doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado no Economic Growth Center, Yale University, USA, foi professor visitante do Departamento de Economia Agrícola e Sociologia Rural da Ohio State University e Professor Assistente Doutor da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo, de 1967 a 2001. Foi Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (1995 a 19988) e Secretário Executivo da Câmara de Comércio Exterior da Presidência da República (1998). É professor da USP e sócio da Consultoria MB Associados.

Marcos Sawaya Jank - Presidente do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone), é professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP e coordenador de Economia do curso de Relações Internacionais da USP. Livre docente pela Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz (Esalq), é engenheiro agrônomo formado pela Esalq, com mestrado em Políticas Agrícolas pelo IAM Montpellier (França) e doutorado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. De 2001 a 2002, trabalhou no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington (DC) e atuou como professor visitante nas universidades de Georgetown, Missouri-Columbia, Quebec-Montreal, Calgary, Western Ontario e York. Assessor Especial do Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (1999), é articulista de O Estado de S.Paulo, publicou mais de 170 trabalhos e proferiu cerca de 350 palestras apresentadas no País e no exterior.

Xico Graziano - Presidente da ONG AgroBrasil - Valorização dos Agronegócios, é Deputado Federal, Secretário-Executivo do Instituto Teotônio Vilela (ITV) e comentarista de rádio e TV, articulista dos jornais O Estado de S. Paulo, O Globo (RJ) e O Tempo (MG). Engenheiro Agrônomo formado pela Esalq, é mestre em Economia Agrária pela USP e doutor em Administração pela FIG. Foi Deputado Federal pela primeira vez em 1998, Secretário de Agricultura de São Paulo em 1996, Presidente do Incra em 1995 e Chefe do Gabinete Pessoal do Presidente Fernando Henrique Cardoso em 1995. Presidiu a Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (1972-73) e a Cooperativa de Crédito Mútuo de Jaboticabal/Unesp (1988-90). Professor da Unesp (1976-92), conferencista e escritor, publicou sete livros: A Questão Agrária e a Ecologia (1982), A Tragédia da Terra (1992), O Real na Estrada (1995), Qual Reforma Agrária? (1996), O Paradoxo Agrário (1999), Juventude Consciente (2002) e O Carma da Terra no Brasil (2004).

Rogério Salles - Economista, formado pela Universidade Federal do Paraná, é especialista em Economia Rural pelo Corecon do Paraná. Possui MBA (Marketing Business and Administration) - Treinamento de Altos Executivos na Universidade de São Paulo (USP). Já exerceu os cargos de Secretário Municipal de Agricultura, Vice-Prefeito, Prefeito Municipal de Rondonópolis, Vice-Governador e Governador do Mato Grosso. É diretor da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat).

PROGRAMAÇÃO:

14h - Abertura com o deputado Sebastião Madeira, Presidente do Instituto Teotônio Vilela; deputada Thelma de Oliveira; deputado Aberlado Lupion, Presidente da Comissão de Agricultura da Câmara; Samuel de Abreu Pessoa, Coordenador das Mesas.

14h30 - O Cenário Macroeconômico da Agropecuária. O palestrante será José Roberto Mendonça de Barros.

15h - Mercado Externos e Competitividade com o palestrante Marcos Jank

15h30 A Situação Atual da Agropecuária com o palestrante Rogério Salles

16h - O Setor Público e o Apoio à Agropecuária com o palestrante Xico Graziano.

16h30 - Debate

17h - Encerramento com o presidente do Diretório Regional do PSDB, Antero Paes de Barros; presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati; e com o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/305887/visualizar/